sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Novos equipamentos para coleta de resíduos instalados pela Comlurb


Com eles, é testado novo sistema de coleta

05/11/2012
A Comlurb firmou parceria pioneira com a THEMAC, empresa italiana que já atua no Brasil, na América do Sul e em vários países da Europa, para testar durante seis meses a operação de coleta de 200 contêineres metálicos de alta capacidade que estarão distribuídos estrategicamente pela cidade até o fim deste ano.
Hoje, dia 05/11, foram instaladas as primeiras 50 unidades, nas comunidades recentemente pacificadas de Manguinhos e Jacarezinho (no conjunto do PAC e na Avenida dos Democráticos), especialmente para receber lixo domiciliar. E amanhã, terça-feira, dia 06, serão instalados cinco contêineres para recebimento de resíduo de varrição na Barra da Tijuca (Jardim Oceânico). Na 4ª feira, dia 07/11, terá início a operação desses equipamentos, com ação de conscientização, para a população e apresentação do gari Renato Sorriso e do grupo “Chegando de Surpresa”, nas comunidades de Manguinhos e Jacarezinho.
Utilizando tecnologia italiana e larga experiência na Europa e América Latina, a parceria com a THEMAC constitui um passo a frente no processo de limpeza urbana principalmente pelas características peculiares dos contêineres metálicos que são mais resistentes a intempéries, o que garante a vida útil das peças entre 10 e 12 anos; maior capacidade para comportar resíduos (2.400 e 3.200 litros); melhor condição sanitária, pois são fechados e a prova de vazamento, além de ficarem 24 horas à disposição do cidadão. Possuem também um pedal para abertura suave da tampa.
O teste inclui o uso de um novo tipo de caminhão compactador de alta capacidade que esvazia o contêiner lateralmente com um comando eletrônico totalmente automatizado.
Também será utilizado um caminhão com um moderno sistema de lavagem automatizada do contêiner. A lavagem é feita de forma rápida e eficiente sempre que necessária. O contêiner é colocado dentro do caminhão para receber um banho, que além de limpá-lo, também o desinfeta.
Completando os itens em teste, pela primeira vez na América Latina, será utilizado um sensor eletrônico que monitora o uso do equipamento transmitindo para uma central em tempo real a necessidade de esvaziamento do contêiner.
Serão três tipos de contêineres: para lixo doméstico, resíduos da varrição ou material para reciclagem, de acordo com a necessidade de cada bairro onde serão instalados, no período de teste.
Neste primeiro momento, enquanto estão em teste, não haverá ônus para os cofres públicos. Mas é importante observar que, além dos garis que já estão sendo treinados para operar o equipamento, toda população deve se conscientizar da importância de se preservar esses contêineres e manter limpos seus bairros e comunidades. Se o equipamento for aprovado, o Rio de Janeiro terá mais motivos para chamar-se cidade maravilhosa.
*Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?article-id=3326492

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !