quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Locais públicos de Campos passam a ter coletores de celular e bateria


Carlos Grevi / Leonardo Berenger

Campos contabiliza 800 mil aparelhos, quase o dobro da população
Campos contabiliza 800 mil aparelhos, quase o dobro da população
mais menos
Celulares e baterias que não são mais usados, agora tem destino certo. Foi lançado nesta quinta-feira (01/10), o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) que visa conscientizar as pessoas, em descartar seus aparelhos nos locais de reciclagem específicos.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Campos é 11º cidade, em numero de celulares no país e a primeira do estado do Rio de Janeiro com 1,04 %.
“São 134 usuários para cada grupo de 100 pessoas. Isso significa que existem aproximadamente 800 mil celulares na cidade, quase que o dobro da população. O grande desafio é criar o hábito nas pessoas, e fazer com que elas veem isso como algo essencial.” Explicou o Secretário Municipal de Limpeza Pública Zacarias Augusto.

Além disso, o descarte incorreto de celulares e baterias em locais impróprios podem causar prejuízos irreversíveis à natureza. De acordo com Zacarias, os materiais que formam um aparelho, não se decompõe.
 “A partir do momento que o aparelho perde sua utilidade, ele deixa de ser um bem e se torna em resíduo. Quando jogado no ambiente como, terrenos baldios, coleta de lixo, rios entre outros, é extremamente nocivo. Esses materiais contêm componentes químicos altamente poluentes.” Explicou.
Inicialmente 10 coletores foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade. O primeiro coletor foi instalado na sede da Secretaria de Limpeza Pública, os outros serão colocados no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA); Jardim São Benedito; Praça da República; Hospital Geral de Guarus (HGG); Hospital Ferreira Machado (HFM); Aeroporto Bartolomeu Lisandro; Museu Histórico de Campos; Palácio da Cultura e na Secretaria de Educação.

 Todo material coletado será retirado pela Recicladora União e posteriormente encaminhado para uma fábrica de reciclagem em São Paulo.
Mayara Fernandes - Estagiária

*Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !