segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Conleste e UERJ se unem para solucionar problemas do lixão de Itaoca


Parceria prevê construção de Usina Plasma para transformar resíduos em gás

Para encontrar soluções e diminuir a degradação ambiental causada pelo lixão de Itaoca, em São Gonçalo, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), e também prefeito deTanguá, Carlos Pereira, se reuniu com representantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) no último dia 17.
O objetivo é firmar um convênio entre a universidade e o consórcio para construir uma Usina Plasma em Tanguá. O equipamento transforma o resíduo em gás, e o que sobra, em pedra líquida, que pode servir até como tijolo para construções. De acordo com Carlos Pereira, a intenção é transformar Tanguá em um município modelo neste setor e depois expandir a estrutura para São Gonçalo. 

Enquanto a parceria não é consolidada, o Conleste está fazendo um levantamento sobre as condições de vida dos moradores do lixão. Estão sendo avaliados a saúde, as doenças e o nível de escolaridade desses catadores para que possam ser qualificados e inseridos no mercado de trabalho

O presidente da Associação de Catadores do Lixão de Itaoca, Aldeir Albino dos Santos, que também participou da reunião, aproveitou o encontro para fechar uma parceria com a Uerj. A proposta é que a universidade dê um suporte técnico ao projeto de transformação de óleo vegetal reciclado em óleo diesel, que a comunidade pretende implementar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !