segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Campos ganha 10 pontos de coleta de celulares e baterias


segunda-feira, 12 de novembro de 2012 (Fotos:Campos 24 Horas)
Cidade é a 11ª em número de celulares. O objetivo da Secretaria municipal de Serviços Públicos é evitar que o material poluente seja descartado no lixo doméstico
Campos conta agora com locais específicos para recolhimento de celulares e baterias inservíveis. São dez Pontos de Entrega Voluntária (PEV). O objetivo da Secretaria municipal de Serviços Públicos é evitar que o material poluente seja descartado no lixo doméstico, e provoque contaminação do meio ambiente.

De acordo com Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Campos é a 11º cidade, em numero de celulares no país e a primeira do estado do Rio de Janeiro, com 800 mil celulares. Esse foi um dos motivos que a secretaria decidiu pela criação dos pontos de coleta, em parceria com a iniciativa privada.
Quando jogado no ambiente, o celular ou a bateria é extremamente nocivo, pois possui componentes químicos poluentes.
A medida faz parte do programa de logística reversa, para dar uma melhor destinação ao lixo eletrônico. “A secretaria mantém um convênio com uma empresa que faz a coleta desse tipo de material e envia para uma empresa de reciclagem, em São Paulo. Com o procedimento, é possível reduzir a quantidade de resíduo tóxico jogado no lixo doméstico, em terreno baldio ou aterro”, disse o secretário, Zacarias Albuquerque.
  O grande desafio é criar o hábito nas pessoas, e fazer com que elas veem isso como algo essencial. “A carcaça do celulares por exemplo é feita de plástico e leva 600 anos para se decompor, além do ouro e da prata que existem nos componentes do aparelho.” Explicou  
Confira abaixo os pontos de coleta.

1 – Secretaria Municipal de Serviços Públicos
2 – Centro Administrativo José Alves de Azevedo , sede da Prefeitura
3 – Jardim São Benedito
4 – Praça da República
5 – Hospital Geral de Guarus
6 – Hospital Ferreira Machado
7 – Aeroporto Santos Dumont
8 – Museu Histórico de Campos
9 – Palácio da Cultura
10 – Secretaria Municipal de Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !