terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aparelho de R$ 1 mi detectou mais de 9 mil linhas de celular em presídios

Número, relativo a penitenciárias estaduais, se refere aos últimos doze meses


O aparelho, semelhante a uma maleta, detecta com precisão o local onde está o celular
Foto: Agência Brasil

O aparelho, semelhante a uma maleta, detecta com precisão o local onde está o celular.Agência Brasil
 

BRASÍLIA – De novembro de 2011 a novembro deste ano, mais de 9 mil linhas de celulares foram detectadas em presídios estaduais brasileiros por meio de um equipamento que se assemelha a uma maleta e que pertence ao Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen).
O Ministério da Justiça ofereceu ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os serviços do único aparelho desse tipo do Depen para ajudar a conter a onda de violência no estado. Em 72 horas, o estado teve média de oito homicídios por dia.
De acordo com o diretor do Depen, Augusto Rossini, o aparelho, que custa mais de R$ 1 milhão, detecta com precisão o local onde está o aparelho celular. Os estados podem adquirir o seu próprio aparelho ou solicitar a presença de uma equipe do Depen em seus presídios.
O Ministério Público, autoridades judiciárias e a administração de penitenciárias podem solicitar o serviço de uma equipe do Depen com o aparelho.
- Nossa equipe vai para o estado com a ferramenta tecnológica e com a metodologia para usá-la e, a partir da solicitação, nós conseguimos identificar as linhas que estão naquele local (presídio) - diz o diretor.
Rossini disse que a partir da detecção do aparelho, quem solicitou o serviço pode apreender o celular encontrado ou pode solicitar judicialmente o bloqueio da linha e uma interceptação telefônica.

http://oglobo.globo.com/pais/aparelho-de-1-mi-detectou-mais-de-9-mil-linhas-de-celular-em-presidios-6776750

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !