segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RIO IRAJÁ GANHARÁ NOVA UNIDADE DE TRATAMENTO

10/10/2012 - 08:44h  Esther Medina
Despoluição da Baía de Guanabara é o foco do projeto, que usa tecnologia móvel

Uma importante etapa do processo de despoluição da Baía de Guanabara está em andamento. A Secretaria do Ambiente anunciou a construção de uma Unidade de Tratamento de Rio (UTR) até o fim deste mês. O foco da iniciativa será o Rio Irajá, um dos cursos d’água que desemboca na Baía, contribuindo para elevar os níveis de poluição.
Com o objetivo de remover mais de 90% da matéria orgânica localizada na foz do rio - que nasce no Morro do  Juramento e passa pelos bairros de Vaz Lobo, Irajá, Brás de Pina, Vila da Penha e Cordovil –, a UTR será concluída em abril de 2013.
– Só o Rio Irajá é responsável por 12% da poluição da Baía de Guanabara. A UTR vai ajudar a retirar a carga de detritos orgânicos de sua foz. O interessante é que a UTR é uma tecnologia móvel. Após o Rio Irajá, poderemos transferi-la para outro curso d’água – disse o secretário do Ambiente, Carlos Minc.
A UTR do Rio Irajá usará a mesma tecnologia da Unidade de Tratamento do Rio Arroio Fundo, construída pela prefeitura em Jacarepaguá, nos fundos da Vila do Pan, por ocasião dos Jogos Pan-americanos de 2007. Com orçamento de R$ 40 milhões, as obras da UTR do Rio Irajá serão custeadas com recursos oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta assinado com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) como compensação para os danos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !