domingo, 28 de outubro de 2012

Potencialize sua carreira com as redes sociais

Sidnei Oliveira
As redes sociais vieram para ficar e mostrar uma mudança de época em nossa sociedade. Prova disso foi a recente matéria no The New York Times sobre a transição presidencial na França, colocando a senha do Twitter no mesmo grau de importância que os códigos dos mísseis nucleares. Com tamanha importância, pergunto: será que você já está utilizando as suas redes sociais corretamente?
Além de cuidar de sua reputação nas mídias sociais, você pode e deve potencializar seus valores e diferenciais profissionais. Para isso, um caminho interessante é que você desenvolva um blog para comentar sobre seus interesses e experiências, criando a oportunidade de compartilhar com outras pessoas esse conteúdo.
Ferramentas como o Twitter, Facebook e LinkedIn, com seus incontáveis grupos e comunidades, facilitam sua inserção nos assuntos do mercado e, com algumas atividades específicas, potencializam seu networking. Além disso, “amplificadores” de conteúdo como Digg, Reddit e Dihitt podem lhe ajudar a tornar um artigo conhecido.
Todos desejam aprender e aqueles que possuem os mesmos interesses que os seus e que buscam informações sobre o mercado em que você atua são as pessoas que estão fazendo a diferença. Com seu espaço personalizado, você poderá atrair outros profissionais do seu segmento, trocar e criar novas experiências. Dessa forma, realizar parcerias de trabalho, conhecer novos profissionais e até encontrar seu próximo emprego será tão simples quando desejar bom-dia.
Carla Falcão 
As redes sociais são uma excelente oportunidade para adquirir, compartilhar e criar conhecimento. Estamos descobrindo novos formatos de comunicação, interação e aprendizagem que nos ajudam a expandir nossos horizontes de carreira e a sermos percebidos como “relevantes”.
Relevância é fundamental, porque há, nas redes, muita mesmice, marketing barato, promessas não cumpridas, frases feitas e requentadas! Estar na rede é importante para potencializar sua carreira, mas o que dá consistência é produzir um conteúdo singular e uma performance desejável.
Se você não está na “rede”, pode ser percebido como “desatualizado”. Mas, acreditar que a sua carreira vai decolar somente porque você tem mídia social é a mesma coisa que acreditar que o touro não vai te pegar porque você é vegetariano!
Eduardo Carmello
A vida digital é uma novidade com a qual estamos todos aprendendo a lidar. São novos códigos de comunicação, novos comportamentos sociais, novas possibilidades de interação, contudo, creio que ainda estamos na primeira infância, por isso é tão comum vermos comportamentos imaturos nas redes sociais.
Não podemos esquecer que as redes sociais são ferramentas que estão disponíveis para potencializar os relacionamentos sociais e não o contrário. De nada adianta ter perfil em um site de relacionamento, com centenas de contatos, se efetivamente não há conexão pessoal com essas pessoas. Temos que estar conectados atualmente – isso é fato –, mas precisamos lembrar que devemos estar conectados com pessoas e não com ferramentas.Sidnei Oliveira

Carla Falcão, Especialista em Mídias Sociais, Consultora, Palestrante, Publicitária e integrante do painel criativo “Mentes Brilhantes” do Ibope Inteligência.
 Eduardo Carmello, Consultor Organizacional e Educacional,  Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Autor dos livros: “Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor“ e “Supere: a arte de lidar com as adversidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !