sexta-feira, 19 de outubro de 2012

População diz que só é lembrada no verão


 “Somos lembrados apenas no verão”. A queixa é da população do bairro Rádio Velho, em Farol de São Tomé. Situado entre a Vila do Sol e o Lagamar, o bairro enfrenta problemas antigos como a falta de área de lazer, transporte precário, carência de médicos e medicamentos nos dois postos de saúde e serviço de limpeza pública deficitário. Em julho, a equipe da Folha esteve no local e constatou os mesmos problemas, exceto a reclamação sobre o transporte.

Segundo a população, o atendimento médico é feito em dois locais: no posto de urgência 24h, na avenida São José, próximo à rodoviária, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagamar, que estariam com falta de remédios e médicos. A coordenadora da UBS do Lagamar, Elaine Peixoto, disse que a informação  não procede. “A unidade é ambulatorial e funciona em regime de 10h. Temos um clínico e um pediatra atendendo aqui. Não temos ginecologista porque dois estão trabalhando na outra UBS. Aqueles que precisarem de atendimento de emergência devem procurar o posto 24h”, disse.

Sem área de lazer, o comerciante Rogério Almeida, 42 anos, disse que os meninos não têm sequer um espaço  para jogar bola.
A secretaria de Saúde informou que vai  verificar a reclamação junto ao Departamento de Gestão de UBS. Sobre a falta de remédios nas unidades de Farol, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) informou que as farmácias das UBSs estão com o estoque regularizado. Quanto à área de lazer, a Prefeitura vem reformando e construindo praças em todo o município. Já são mais de 50. Nos bairros e distritos, onde há área disponível, praças estão sendo construídas.

Transporte público  gera insatisfação

O transporte precário também foi motivo de queixas. Segundo os moradores, os ônibus estariam levando quase três horas para fazer o trajeto Farol/Campos.

— Só temos um ponto de ônibus, perto da rodoviária. Quem precisa do ônibus tem que esperar muito. A situação é  mais complicada para quem trabalha em Campos — disse a atendente comercial, Maira Santos, 32 anos.
Segundo o diretor de transportes da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Sidney Santana, um trabalho de reforço na frota que serve ao Farol foi feito recentemente com a inclusão das empresas que fazem a linha Campos-Farol, em substituição à empresa que atuava no local.

Moradores cobram melhorias na limpeza

A limpeza pública na praia e na orla tem sido deficitária, segundo os moradores. “Qualquer um pode verificar a imundice em que o local se encontra. Não só aqui, mas em toda a extensão da orla”, disse o aposentado Luiz Garcia, 66 anos.

A dona de casa Rita Soares, 47 anos, afirmou que é difícil ver equipes da limpeza pelo bairro. “Esse é mais um dos serviços que a gente só tem no verão. Os mutirões só acontecem de vez em quando”, reclamou.

Sobre a limpeza pública, o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, informou que a coleta de lixo é feita três vezes por semana no local, que também recebe mutirão.
Letícia Manhães
Fonte:http://www.fmanha.com.br/geral/populacao-diz-que-so-e-lembrada-no-verao

NOTA DO SECRETÁRIO: A Secretaria de serviços Públicos esclarece ainda que há equipe permanente composta de 18 serventes, que fazem a varrição da orla do calçadão e do eixo comerciial.Esta equipe também executa os serviços de Mutirão de Limpeza ao longo do ano , com planejamento por bairros,atendendo do Xexè ao Viegas.Portanto refutamos a tese de precariedade.No verão há grande reforço e o motivo todos sabemos:Farol explode de gente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !