sábado, 27 de outubro de 2012

PARQUE ECOLÓGICO DA ROCINHA JÁ É OPÇÃO DE LAZER PARA A COMUNIDADE

 Marcelle Colbert
Antes mesmo da inauguração oficial, espaço conquista moradores de todas as idades

A poucos metros de casa, a cabeleireira Roseane Pereira Cavalcante acompanha de perto a transformação de uma  antiga região insalubre e com barracos em praça com brinquedos, espaço de convivência e ecotrilhas. As obras que dão forma ao Parque Ecológico da Rocinha, que será entregue até o início de 2013, já estão levando lazer à  comunidade pacificada. Na área de 9 mil m², o Estado investiu R$ 26 milhões, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

– Fico impressionada com a mudança. O parque ainda não foi entregue oficialmente, mas já aproveitamos os espaços prontos. Os meus filhos estão sempre aqui. É um legado maravilhoso – afirmou Roseana.
O Parque Ecológico recebe diariamente dezenas de crianças e adolescentes como Lucas Alves e os amigos Pablo, Ednei, Fábio e Guilherme, todos nascidos e criados na comunidade.
– Isso aqui mudou muito. Não tem mais lixo e perigo, e sim muita área para diversão. Eu e meus amigos frequentamos as
mesas de piquenique e o campo de futebol. Estamos torcendo para a quadra poliesportiva ficar pronta logo – disse Lucas.
Além dos espaços prontos, a comunidade também irá ganhar circuito de arborismo, paredão de escalada, academia para a terceira idade, anfiteatro e ciclovias com asfalto borracha. No parque, haverá ainda um ecocentro, com biblioteca e salas multimídia para oficinas, e um “redódromo”, local cenográfico com fachadas de casas típicas do sertão e áreas para descansar com mais de 20 redes.
– Usamos toda tecnologia sustentável no parque, com madeiras de reflorestamento – explicou Anderson Café, arquiteto responsável pelas obras do parque, que são realizadas pela Empresa de Obras Públicas (Emop). Além de lazer, o Parque Ecológico também trouxe emprego para a comunidade. Dos 50 operários envolvidos na construção, 70% são moradores da Rocinha.
– O parque mudou minha vida. É ótimo ajudar a criar uma área como essa para a comunidade onde moro há 60
anos – disse Manuel Atanásio.
Espaço abrigará quadra de tênis

O Parque Ecológico da Rocinha vai abrigar a primeira quadra pública de tênis de saibro do Rio de Janeiro. O espaço será inaugurado dia 16 de novembro com uma partida entre  o tenista sérvio Novak Djokovic, número dois do mundo e
padrinho do espaço, e o brasileiro Gustavo Kuerten.
– A Rocinha tem um grande potencial. Nós queremos criar um núcleo oficial de tênis do projeto Rio 2016 e nossa ideia
é começar por lá, expandindo depois para as outras comunidades do Rio. Também está no nossos planos uma parceria
com o Instituto Guga Kuerten, que deve ser fechada em breve – explicou a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins.
A quadra, que tem dimensões oficias (18x36m), abrigará uma clínica de tênis, que vai atender mil crianças por ano. A notícia despertou o interesse dos jovens da região.
– É muito bom saber que vamos ter mais uma opção de lazer aqui na Rocinha e que podemos, inclusive, descobrir uma nova vocação – disse o estudante Jhonatan William, de 17 anos.
Jogador amador de tênis, Rafael Rodrigues ficou empolgado com a vinda do número dois do ranking da Associação
de Tenistas Profissionais (ATP) à sua comunidade.
– Nunca imaginei ver um campeão internacional, um líder do ranking de perto – afirmou Rafael, que é quarto colocado no
ranking estadual de tênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !