sábado, 13 de outubro de 2012

França adota carroças contra aquecimento global

Preocupadas com questões ambientais relacionadas às mudanças climáticas, as prefeituras de cerca de 70 cidades francesas estão substituindo veículos motorizados por carroças puxadas por cavalos para realizar serviços públicos como coleta de lixo, transporte de pessoas e manutenção de jardins.
Para os governos municipais, a utilização de carroças puxadas por cavalos é uma forma de contribuir para lutar contra o aquecimento global e o aumento das taxas de emissão de CO2, considerado o principal gás causador do efeito estufa. As autoridades apontam que, ao usar as carroças de tração animal, não há consumo de nenhum tipo de energia fóssil ou elétrica. Além disso, o animal não polui o meio-ambiente.
Para tarefas realizadas em curtas distâncias, como recolher sacos plásticos de lixo nas ruas, os funcionários públicos deixam normalmente os motores dos veículos ligados durante a coleta, o que provoca um aumento na emissão de gases poluentes. Segundo as autoridades locais, a iniciativa também está sendo adotada por razões econômicas.
Para Olivier Linot, secretário-geral da prefeitura de Trouville-sur-Mer, cidade na Normandia, que utiliza as carroças para recolher garrafas recicláveis em restaurantes, o preço dos cavalos é mais acessível e o tempo de trabalho do animal é superior ao dos carros. Linot explica que o usado na coleta custou 2,5 mil (R$ 6,5 mil reais), enquanto o carro usado no mesmo serviço custa 20 mil euros (R$ 52 mil). "Os gastos mensais podem se equilibrar, mas o veículo precisa ser trocado após cinco ou seis anos. Já o cavalo pode trabalhar 15 anos", disse Linot .


Fonte:C:\Documents and Settings\Gabinete\Meus documentos\DOWNLOADS\França adota carroças contra aquecimento global - 07-12-2007.mht

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !