sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Expansão das cidades pode elevar temperaturas locais


Uma das razões que explicam o aquecimento é que as áreas urbanas são "ilhas de calor", com suas ruas e avenidas pavimentadas e paredões de concreto, aponta pesquisa


Getty Images
Bangkok, na Tailândia ao pôr-do-sol
São Paulo – Deixe de lado o aquecimento global. Nos próximos anos, só o crescimento populacional e a expansão das cidades devem contribuir para a elevação média de 1°C nas temperaturas locais. É o que indica um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e publicado na revista Environmental Research Letters.
pesquisa investigou os efeitos da urbanização na área dos EUA que apresenta maior crescimento urbano, conhecida como Sun Corridor. Localizada próxima às cidades de Phoenix, Tucson, Prescott e Nogales, a região deverá ter entre 8 e 16 milhões de habitantes até 2050, processo que também vai provocar mudanças na economia do Arizona, hoje predominantemente agrária.
Usando um modelo de previsão de tempo, os pesquisadores realizaram simulações numéricas a partir do crescimentos mínimo e máximo previsto para ocorrer no Corredor. No cenário mínimo, o aumento seria leve, entre 0,1 e 0,3° C. Já no cenário máximo, no entanto, o aquecimento seria de 0,5 ° C no período do inverno e mais de 1 ° C na estação do verão.
Apesar do estudo ter sido feito com base em uma meglópole americana, os pesquisadores dizem que as projeções também se aplicam a outras regiões em crescimento urbano. Uma das razões que explicam esse aumento é que as áreas urbanas são "ilhas de calor", com suas ruas e avenidas pavimentadas e paredões de concreto, que retém mais calor que as áreas rurais, elevando assim as temperaturas regionais, especialmente à noite. Soma-se a isso fatores como grande quantidade de ar condicionado e carência de áreas verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !