quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Venda de lixo

17 de Setembro, 2012

 Soube que milhares de famílias do município do Cazenga se têm dedicado à venda de resíduos sólidos e que daí têm obtido rendimentos para o seu sustento. Tive conhecimento que essa venda se enquadra no projecto “Luanda Limpa” e já tem dado bons resultados. O que mais me impressionou neste projecto é o facto de muitos chefes de família poderem sustentar o seu agregado familiar com o dinheiro que arrecadam com a venda do lixo.
O projecto tem uma dupla vantagem: por um lado contribui para a limpeza da cidade e, por outro, permite que muitas famílias tenham rendimentos. Trata-se de um negócio que ajuda muita gente.
Gostava de saber se o projecto se vai estender a outras zonas da capital do país. Era bom que mais famílias de outras zonas de Luanda tivessem a possibilidade de vender resíduos sólidos. Isso havia de contribuir para que outras áreas de Luanda estivessem limpas e mais cidadãos tivessem como sustentar as suas famílias.
Gostei do facto de se proibirem as crianças de venderem lixo. O lugar das crianças é na escola. É importante impedir que adultos se aproveitem das crianças para a venda de lixo. As crianças não devem fazer trabalhos que possam pôr em risco a sua saúde.
Que as autoridades competentes estejam atentas e tomem as medidas necessárias contra os que usarem menores para trabalhos de recolha e comercialização de lixo. Quero louvar neste espaço a feliz iniciativa do Governo Provincial de Luanda de permitir que as pessoas possam vender lixo. Luanda é hoje uma cidade grande, com muitos milhões de habitantes, que produzem muito lixo.
Se os habitantes puderem colaborar na recolha do lixo, como uma contrapartida monetária, isso vai fazer com que tenhamos uma capital mais saudável e com mais qualidade de vida e menos doenças.
Filomena Zau | Luanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !