sábado, 22 de setembro de 2012

Starbucks pretende transformar café e bolinhos em sabão Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/29166-starbucks-pretende-transformar-cafe-e-bolinhos-em-sabao.htm#ixzz26A9u38Lk


Famosa rede de cafeterias investe em projeto para reciclar produtos vencidos ou sem utilidade.
Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 29 de Agosto de 2012

Starbucks pretende transformar café e bolinhos em sabão(Fonte da imagem: Thinkstock)
De acordo com o NY Daily News, a rede de cafeterias Starbucks está testando um novo processo de reciclagem que pode transformar produtos comestíveis — como seus deliciosos muffins, croissants e cookies — vencidos e subprodutos da moagem do café em sabão e bioplásticos.
Segundo a publicação, a Starbucks de Hong Kong produz anualmente 5 mil toneladas de café moído e produtos comestíveis não consumidos que acabam se transformando em lixo, sendo incinerados e enviados a aterros ou encaminhados para compostagem.

Biorrefinarias

O novo processo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Cidade de Hong Kong, transforma os restos de comida em produtos viáveis em biorrefinarias, onde eles são incorporados a uma mistura de fungos que ajudam a transformar os carboidratos em açúcares simples. Essa mistura é então fermentada e transformada em ácido succínico através da ação de bactérias.
Conforme explicaram os pesquisadores, o ácido succínico é um componente-chave para a produção de uma infinidade de materiais, como sabão, bioplástico e até mesmo medicamentos. Só tomara que esse novo processo não acabe dando origem a produtos que produzam ainda mais lixo, não é mesmo?
Fonte: NY Daily News






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !