domingo, 30 de setembro de 2012

No Dia da Árvore, Porto Alegre ganha mais um túnel verde

21/09/2012 16:50:52
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Iniciativa pioneira de criação do patrimônio ambiental qualifica a cidade

Iniciativa pioneira de criação do patrimônio ambiental qualifica a cidade
A Rua da República, na Cidade Baixa, é oficialmente mais um túnel verde de Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira, 21, Dia da Árvore, o prefeito José Fortunati entregou o decreto que declara a Área de Uso Especial para integrar o Patrimônio Natural e Ecológico. (fotos)
Por lei municipal sancionada em junho deste ano, são considerados túneis verdes os logradouros públicos cujas copas das árvores se unam formando um túnel vegetal e cuja paisagem tenha características ecológicas, culturais, turísticas e paisagísticas de relevante formação vegetal e de grande circulação biológica, constituindo-se, assim, em patrimônio ambiental.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, a iniciativa, elaborada em conjunto entre os poderes Legislativo e Executivo, protege o patrimônio natural, veda alterações no calçamento que comprometam as características da vegetação e prevê manejo diferenciado. “Hoje, estamos plantando 1.065 árvores em mutirão, com o envolvimento da sociedade para a preservação das nossas árvores. Esse decreto é mais uma iniciativa no sentido da manutenção desse patrimônio”, destacou o secretário.
O vereador Beto Moesh, autor da lei dos túneis verdes, destacou que não há conhecimento de iniciativa semelhante em outra cidade do mundo para o tratamento especial a ruas que tenham esse tipo de arborização. “Com esse instrumento genuinamente porto-alegrense, temos aqui mais uma iniciativa de qualificação da cidade sem verba orçamentária, apenas com uma visão renovada sobre os benefícios que os túneis verdes e as árvores trazem para a cidade em termos de poluição atmosférica, clima e para evitar alagamentos.”
 
O prefeito disse que o Dia da Árvore é também um momento para a reflexão sobre a importância do meio ambiente para a qualidade de vida. “Porto Alegre se orgulha ter mais de 1,3 milhão de árvores e 610 praças, parques e unidades de conservação. A lei dos túneis verdes é uma referência mundial”, enfatizou Fortunati.
A entrega do decreto da Rua da República integra a 22ª Semana da Primavera, que tem inicia nesta sexta-feira e se estende até o dia 30, com passeio ciclístico, apresentação teatral, palestras, cursos, shows e exposições. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Também participaram do evento o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o diretor-geral do DMAE, Flávio Presser, a secretária da Educação, Cleci Jurach, vereadores, além de representantes de entidades e o presidente do Sindicato do Setor da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, José de Jesus Santos.
A Capital conta com os seguintes túneis verdes:
- Rua Gonçalo de Carvalho, bairro Floresta – Declarada Área de Uso Especial pelo Decreto  Municipal 15.196 de 02/06/2006. No local, existe a espécie vegetal tipuana.
- Rua João Mendes Ouriques, bairro Ipanema - Declarada Área de Uso Especial  pelo Decreto 15.585 de   04/06/2007.  No local, existe a espécie vegetal tipuana.
- Rua Marquês do Pombal, entre a Travessa Carmem e a Rua Coronel Bordini – Declarada Área de Uso Especial  pelo Decreto 15.666 de 25/09/2007. No local, existem 119 tipuanas, plantadas na década de 30.
- Trechos das Ruas Dona Laura, Miguel Tostes, Dr. Florêncio Ygartua, Mariante, Casemiro de Abreu, Barão do Santo Ângelo e Luciana de Abreu – Declaradas Áreas de Uso Especial  pelo Decreto 15.989 de 27/06/2008. Nos locais, existe a espécie vegetal jacarandá.
- Ruas Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha e Dr. Timóteo (além da Praça Maurício Cardoso) -  Declaradas Áreas de Uso Especial  pelo Decreto 15.923 de 17/04/2008. Nos locais, existem jacarandás e epífetas.

/meio_ambiente
Texto de: Angela Bortolotto
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !