sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Itaipu lança pregão eletrônico para destinar 63 ton de lixo eletrônico


Edital foi publicado na terça-feira. Sessão pública será em 18 de setembro.

A Itaipu publicou a licitação para contratar uma empresa que será responsável pela destinação ambientalmente correta na empresa para 63 toneladas de lixo eletrônico. A publicação foi feita no dia 04 de setembro (terça-feira), pelo site [http://www.itaipu.gov.br/fornecedores/pregao].
A escolha será feita por meio de pregão eletrônico (NF 1382-12). A sessão pública ocorre na terça-feira, 18 de setembro, via o aplicativo www.licitacoes-e.com.br. Às 8h30, encerra o prazo de recepção, abertura e divulgação das propostas. Às 9h, inicia a sessão de disputa de lances.
Será a primeira licitação do gênero da hidrelétrica, que acumulava resíduos eletrônicos há quase 30 anos, por falta de garantia de que o material seria descartado sem agredir o meio ambiente.
Com o crescimento de empresas especializadas neste serviço, a Itaipu percebeu que havia chegado o momento de devolver este material ao ciclo produtivo. A previsão inicial estimava 50 toneladas de resíduos, mas a contagem final acabou superando a casa das 60 toneladas. A contratação prevê a destinação final de carcaças de impressoras, computadores, telefones e outros insumos, conforme os preceitos da logística reversa, que determina o retorno dos produtos no pós-consumo ao reaproveitamento industrial. A vencedora do certame será responsável pela coleta, transporte, descaracterização/manufatura, separação e destinação final ecologicamente correta.
A licitação prevê a escolha pelo menor preço. Para concorrer, a empresa deve atender aos requisitos mencionados no edital. Entre as exigências está a necessidade de cadastramento prévio no aplicativo Licitações-e, do Banco do Brasil, licenças de instalação e de operação expedidas por autoridade ambiental competente, como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ou órgão correspondente. As demais obrigações podem ser consultadas no edital, também no link http://www.itaipu.gov.br/fornecedores/pregão.
As empresas interessadas podem formalizar suas consultas até as 17h do dia 13 de setembro, pelo e-mail comprasfoz@itaipu.gov.br ou via fax, pelos números (45) 3520-5061 e 3520-5069.

Sustentável-No último mês de junho, Itaipu lançou seu Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS), instrumento que prevê um alinhamento de todos os programas e projetos desenvolvidos pela binacional aos princípios da sustentabilidade.
Além de licitar o lixo eletrônico, a empresa também desenvolve outros mecanismos de aproveitamento de resíduos, como o rodízio de estepes na frota, o descarte para reciclagem de pneus vencidos, entre outras ações. [www.itaipu.gov.br].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !