sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Campos dos Goytacazes:Coleta Seletiva oferece diversos benefícios

Por Thábata Ferreira

Por mês são recolhidas cerca de 70 toneladas de material reciclado, através dos três caminhões que percorrem diferentes pontos no município Foto: Antônio Leudo

Todos os dias a coordenadora de turno, Zenilda Guedes Joaquim, 55, separa adequadamente os resíduos orgânicos dos produtos reciclados para que o caminhão da coleta seletiva, da secretaria de Serviços Públicos, que passa uma vez por semana em sua residência, recolha-os de forma a encaminhá-los para a Ong Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci).  Na Saci é feita a triagem, separação, prensa e venda destes resíduos  para que estes sejam direcionados a unidades assistenciais no município.
- Separar o resíduo reciclado é uma maneira de beneficiar a todos nós e ao meio ambiente. Este trabalho é a conscientização da cidadania, pois os seres humanos precisam aprender a preservar o espaço em que vivemos. Coletar é estar ajudando a todos e levo esta prática ao meu trabalho também, tamanha importância que o considero. Além disso, como toda semana tenho o hábito de reciclar, o caminhão ainda me fornece um saquinho de adubo orgânico, quando precisa - pontua Zenilda.
Por mês são recolhidas cerca de 70 toneladas de material reciclado, através dos três caminhões que percorrem diferentes pontos no município. O trabalho de reciclagem também se estende aos cinco pontos espalhados em locais estratégicos, onde a cada sacola de material reciclado a pessoa ganha uma amostra de adubo orgânico. Estes locais são respectivamente: Jardim São Benedito, sede da secretaria de Serviços Públicos, Praça da República (próxima a Rodoviária Roberto Silveira), Avenida Zuza Motta e Pracinha do Liceu.
- A cidade está crescendo e à medida que se expande, a tendência é também aumentar a proporção da coleta seletiva. O material reciclado é um resíduo que não é considerado lixo, já que estes voltam para a fábrica como matéria prima, após serem separados. Voltando para as fábricas, deixam de contaminar os rios, obstruir bueiros e contaminar o Meio Ambiente - destaca o chefe da coleta seletiva, Eduardo Parente.
O motorista da coleta seletiva , Wagner Correa da Silva, 29, participa de todas as etapas da coleta, desde o recolhimento, até a entrega e diz que as pessoas têm uma boa receptividade ao caminhão. "É importante que ainda mais pessoas participem da coleta. Os que são assíduos, até recebem as amostras de adubo orgânico e agradecem pelo trabalho", finaliza.


Postado por: Lara Abreu - 05/09/2012 09:10:00
*Fonte: Site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !