domingo, 26 de agosto de 2012

Você sabe a diferença entre o lixão, o aterro sanitário e o aterro controlado? .

por Palavra Cruzada, Terça, 7 de Agosto de 2012 às 09:30 ·
O LIXÃO é um local de disposição de resíduos sólidos sem qualquer tipo de tratamento, descarregando-os sobre o solo sem medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública. O lixão atrai vetores de doenças ( mosquitos, baratas, etc) e permite a liberação de substâncias poluidoras, como o chorume ( líquido que afeta o solo e as águas subterrêneas) e o gás metano.
O ATERRO SANITÁRIO pressupõe uma preparação do local, com infraestrutura para impermeabilização do solo; compactação dos resíduos; cobetura do lixo; e drenagem e tratamento do chorume e do gás.
O ATERRO CONTROLADO, é uma espécie de meio termo entre os dois acima. Neutraliza alguns dos impactos do lixão, com a cobertura diária dos resíduos; a preparação do solo com uma manta impermeabilizadora; e a recirculação do chorume (Para evitar que ele chegue aos lençoies freáticos, é captado e levado de volta para o topo da pilha de lixo). Não é necessária a drenagem e o tratamento do chorume e do gás metano.  Esse modelo atende às exigências da Politica Nacional de Resíduos Sólidos e é considerado adequado.
*Fonte: http://pt-br.facebook.com/notes/palavra-cruzada/voc%C3%AA-sabe-a-diferen%C3%A7a-entre-o-lix%C3%A3o-o-aterro-sanit%C3%A1rio-e-o-aterro-controlado/339860546102928

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !