sexta-feira, 31 de agosto de 2012

São Paulo começa um novo capítulo na coleta de resíduos


No dia 15 de agosto, um conjunto de ruas na região dos Jardins amanhecerá com um componente novo na paisagem: os contêineres instalados pela Logística Ambiental de São Paulo - LOGA. O equipamento faz parte da implantação do programa de coleta mecanizada que a empresa começou a implantar com os containers subterrâneos e agora continua com os contêineres de superfície. 
Com o novo sistema, o morador não precisará mais esperar o dia da coleta para descartar seus resíduos. Basta levá-los ao contêiner mais próximo, a qualquer hora do dia ou da noite. Acaba também o problema dos sacos expostos nas calçadas, ao alcance de animais, emitindo mau cheiro e com risco de serem carregados para os bueiros pelas águas das chuvas, causando entupimentos. 
Como funciona 
A abertura do contêiner é feita por meio de um pedal. Três vezes por semana agentes ambientais especialmente treinados verificam o nível de ocupação e o estado de conservação do equipamento. A retirada dos resíduos é feita por um caminhão dotado de braços mecânicos. O processo de erguer, esvaziar e recolocar o contêiner na baia leva apenas 45 segundos. 
A cada 15 dias, os contêineres são lavados a alta pressão e desinfetados. A limpeza é feita por um caminhão especial, dotado de um tanque que coleta a água suja à medida que ela é gerada. Com isso, a calçada e a rua se mantêm limpas. 
Para maior comodidade do usuário, os 25 contêineres foram instalados de modo que apessoa não precise caminhar mais do que 60 metros para fazer o descarte. Ospontos para instalação foram definidos juntamente com a AMLURB e órgãos como CET/DSV. Por enquanto, eles estão nas ruas Joaquim Antunes, Groenlândia, Venezuela, Jamaica, Alemanha e Guadalupe. 
Primeiros passos 
“Esse é ainda um projeto piloto. Queremos ouvir a população e aperfeiçoar o sistema. O objetivo é contribuir para uma cidade mais limpa e mais bonita”, afirma Luiz Gonzaga Alves Pereira, diretor presidente da Loga. Segundo o executivo, o sistema adotado já é utilizado com sucesso em várias capitais européias. “A participação da população, no entanto, é fundamental. Significa utilizar o equipamento apenas para resíduos domésticos, devidamente ensacados e sem deixar sacos do lado de fora do contêiner”, explica ele. 
Até o final do ano, a meta é instalar em torno de 700 contêineres no quadrilátero formado pela Marginal Pinheiros e avenidas Paulista, Rebouças e Nove de Julho, com um investimento total na casa dos R$ 12 milhões. Feitos em aço galvanizado e com capacidade para 3,2 mil litros, os contêineres têm vida útil de dez anos. A instalação dos equipamentos do projeto piloto será feita entre as 22h do dia 14 e as 4h do dia 15 de agosto. Ainda no dia 14 todas as casas e prédios daregião serão visitados por funcionários da Loga, que vão explicar como usar o equipamento e distribuir material informativo. A população poderá tirar dúvidas também pelo site da empresa (www.Loga.com.br) e pelo Sistema de Atendimento ao Usuário, 0800 770 1111. 

Fonte: www.maxpressnet.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !