Rio -  Na hora de fazer compras, você já parou para pensar se a embalagem do produto consome muito material inútil ou não deveria nem existir ? Se a resposta for negativa, você provavelmente se enquadra no perfil da maioria dos brasileiros: de acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Ibope, a quantidade de material é um fator pouco determinante para a maioria do habitantes do País. Apenas 5% deles deixam de comprar um produto por este critério.
Foto: Divulgação
Projeto da rede Pão de Açucar ajuda a amenizar excesso | Foto: Divulgação
É hora de começar a mirar, então, o exemplo de outros países: na Alemanha, por incentivo do governo, supermercados recebem embalagens usadas e, no caso de alguns materiais, até restituem o consumidor com descontos e outras facilidades. Esse nível de interação entre sociedade, governo e empresas em prol da reciclagem não chegou por aqui, porém, já existem exemplos positivos.


Um deles é o programa 'Caixa Verde', da rede Pão de Açucar, que ajuda no pré-descarte de embalagens. No caso da pasta de dentes ou do invólucro dos packs de água, por exemplo, o consumidor pode optar por levar só o creme dental e as garrafas e descartar as embalagens já no ato da compra. O material é doado para cooperativas de reciclagem. No Rio, sete lojas da rede possuem a opção.