sexta-feira, 6 de julho de 2012

Secretaria de Serviços Públicos na Rio + 20

Por Thábata Ferreira

Representantes do governo municipais debateram sobre assuntos pertinentes à preservação do meio ambiente durante a Rio +20 Foto: Antônio Leudo



A participação dos municípios tem se tornado cada vez mais relevante na discussão sobre sustentabilidade mundial. Por este motivo, a conferência mundial Rio +20 reservou um espaço para a discussão destes temas, onde representantes municipais debateram sobre assuntos pertinentes à preservação do meio ambiente. Um dos representantes do governo municipal que participou da conversa com os demais municípios foi o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, que trouxe novos dados com os debates da quarta (20) e quinta-feira (21), cujo tema foi “Câmara Global”.
Os debates tiveram como foco o papel do poder local nas ações concretas a fim de dar resoluções para a crise ambiental.  “Há 20 anos atrás, o poder local conseguiu dar uma nova mensagem na Eco 92, mostrando que seu papel é de extrema importância para o desenvolvimento da sustentabilidade mundial. Vinte anos depois, agora na Rio +20, houve um caminhar, onde há um reconhecimento maior na importância dos municípios na construção da sustentabilidade”, destaca Zacarias.
Com a participação na Rio + 20, novos dados urbanos atuais e futuros puderam ser compartilhados entre os municípios. Zacarias explica que cerca de 50% da população mundial, que chega a 7 bilhões de pessoas, residem nas cidades. Em 2020, este número passará para 70%. Já em 2050, a porcentagem passará para 80% da população mundial vivendo em cidade. “Por este motivo, é importante que o poder público esteja ciente da responsabilidade ambiental das zonas urbanas, que é cada vez maior”, pontua Zacarias.
Hoje no Brasil, cerca de 80% das pessoas vivem nas cidades e partindo para o âmbito municipal, medidas como a gestão de resíduos sólidos com eficiência, levando em consideração a reciclagem, são de extrema relevância, já que quanto maior a quantidade de pessoas, maior a produção de resíduos. “No município de Campos, já temos a correta gestão de resíduos sólidos como um dos instrumentos para a construção da sustentabilidade, com tecnologias para tratar destes resíduos promovendo a sustentabilidade urbana e social, que consiste respectivamente na proteção ao meio ambiente e redução das desigualdades”, finaliza


*Fonte: Site da PMCG 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !