quarta-feira, 18 de julho de 2012

Entulhódromos para evitar despejo irregular nas vias públicas


Por Noel Júnior (Estagiário)

A finalidade é conscientizar a população de que nenhum tipo de resíduo deve ser depositado em via pública Foto: Roberto Joia

Pensando numa forma prática de solucionar o trabalho da coleta de entulhos no município, a prefeitura de Campos, através da secretaria de Serviços Públicos, criou entulhódromos para o armazenamento desses materiais. A medida vem contribuindo para manter a cidade mais limpa, evitando o despejo irregular em vias públicas e reduzindo problemas como a procriação de insetos e roedores.

O município conta com três entulhódromos, situados nos bairros Parque Guarus, na Av. Teresópolis; Parque Alvorada, na Av. Zuza Mota; e no Parque Aurora, na Av. Arthur Bernardes. Esses locais recebem madeiras, entulhos e terras, em sua maioria, provenientes de obras residenciais realizadas em vários pontos da cidade.

- A alternativa viável e correta para o responsável das obras, quando particulares, é a contratação de caçambas, de total responsabilidade do proprietário da obra. Dessa forma, as ruas, avenidas e calçadas ficariam limpas e livres para o trânsito de veículos, ciclistas e pedestres - relatou Zacarias.

Disque-entulho - A Secretaria de Serviços Públicos disponibiliza, ainda, um Disque Entulho. A população pode solicitar, através do telefone (22) 2726-4809, o serviço de coleta de pequenos volumes de entulhos e demais resíduos (galhadas, telhas, tijolos e bens inservíveis), se estiverem armazenados dentro das casas. A finalidade é conscientizar a população de que nenhum tipo de resíduo deve ser depositado em via pública.

Fiscalização - Agentes fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas realizam trabalho cíclico que consiste na identificação de terrenos baldios e vias públicas, onde é feito despejo irregular de lixo por caminhões de supermercados e outros estabelecimentos, além de carros particulares e carroceiros. De acordo com o diretor do órgão, Leonardo Simões, a operação é resultado das muitas denúncias feitas pela população. Durante as “varreduras”, as equipes surpreendem carroceiros, que possivelmente deixariam entulhos em locais proibidos, e orientam para que eles se dirijam aos entulhódromos da cidade.
*Fonte: site PMCG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !