quarta-feira, 25 de julho de 2012

Composteira: Você pode ter uma em casa!


Por Vanessa Kukul
Já pensou em ter uma composteira em casa? Antes vamos desvendar alguns conceitos. A compostagem é um método de tratamento dos resíduos sólidos através do qual o material orgânico é decomposto por microorganismos na presença de oxigênio para depois ser armazenado e manuseado com segurança e aplicado no meio ambiente. A compostagem tem grande importância por diminuir os resíduos domésticos. A parte boa é que ela pode ser feita em casa (ou apartamento), sem muitos gastos e produz o composto fertilizante, húmus ou chorume, que auxilia o meio ambiente atuando como fertilizante natural no seu jardim, horta ou agricultura.
A compostagem propicia as condições ideais para que ocorram os processos de decomposição que acontecem na natureza. O principal objetivo de criar sua própria compostagem é a redução da quantidade de resíduos sólidos que você produz. Com esta ação, poupamos espaço nos depósitos de lixo urbanos, o que acarreta a redução de impostos. Na imagem abaixo você pode verificar o processo de compostagem e seu ciclo.
Selecionei dois vídeos que mostram como criar uma composteira caseira. Um deles utiliza os galões de água de 20 litros, sacos de batata e um pedaço de borracha elástica. Este vídeo foi realizado por uma turma da Escola Municipal Anita Garibaldi de Estância Velha – RS para um trabalho de aula.


O segundo vídeo mostra as vantagens da compostagem e como fazer uma de acordo com o tipo de sua residência, se é casa ou apartamento. Você pode calcular o tamanho de sua composteira conforme o número de pessoas que residem na casa. Este vídeo ainda, de forma ilustrativa, apresenta dados interessantes sobre a quantidade de lixo que podemos diminuir com uma atitude simples como essa. Por dia produzimos 500 gramas de lixo orgânico, que em um mês representam 15 kg.


Agora basta você escolher qual delas você prefere fazer. Mãos a obra e contribua para a redução de lixo orgânico e aproveite para utilizar o adubo na sua horta ou jardim.
Saudações ecológicas :)

Um comentário:

Obrigado pelo sua participação e opinião !