quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aterro sanitário de Matozinhos beneficia nove municípios



Foi inaugurado nesta quinta-feira (28) o Aterro Sanitário de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O espaço vai beneficiar mais de 180 mil habitantes de nove municípios – Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Capim Branco, Prudente de Morais e Funilândia, por meio da correta destinação de seus resíduos sólidos urbanos.
O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Camillo Fraga, representou o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana na solenidade.
Camillo Fraga falou sobre a parceria entre estado e municípios, trabalhando de forma compartilhada para solucionar definitivamente o problema que todos enfrentam em relação à correta destinação do lixo urbano. Ressaltou que poucos municípios, como Matozinhos, constroem uma associação para os catadores de materiais recicláveis, tão importantes em todo o processo. “Eles são responsáveis por relevantes serviços à sociedade ao retirarem materiais recicláveis do aterro, diminuindo o impacto ambiental dos resíduos”, disse.
A procuradora-geral de Matozinhos, Maria Sílvia Cerqueira Viana, explicou que o Aterro Sanitário de Matozinhos é resultado de um convênio técnico-financeiro entre a o Governo de Minas e as prefeituras dos nove municípios no valor de R$ 10 milhões em recursos estaduais. “Desses, R$ 3,14 milhões foram aplicados diretamente na instalação do aterro sanitário e o restante está previsto para a construção de uma usina de tratamento de lixo”, destacou.
Segundo a procuradora, a participação dos municípios será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário (Cisrec), que desenvolve ações na área de saúde há mais de 17 anos e, desde 2009, mudou o estatuto para atuar também na área ambiental, incluindo o tratamento e a destinação final de resíduos sólidos urbanos.
O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos Santos, afirmou que o Governo de Minas tem atuado de forma incisiva no saneamento e gestão de resíduos. “No início do governo Aécio Neves, apenas 19% da população dispunha seu lixo de forma adequada e, hoje, esse índice já atingiu 55%. Além de atacar o resíduo de frente, cada centavo investido em financiamento gera uma economia de quatro ou cinco centavos em saúde”, concluiu Ilmar.
O aterro
O Aterro Sanitário de Matozinhos ocupa uma área de cinco hectares. Todo o empreendimento, incluindo as demais construções, tem cerca de 20 hectares. A capacidade diária de recebimento de resíduos é, atualmente, de 100 toneladas, mas possui área e possibilidade de expansão.
Todas as instalações do aterro sanitário já foram concluídas e a estimativa é que entre em operação dentro de dois meses, por meio de empresa privada a ser licitada pelo Cisrec.
Vantagem
Os municípios, ao disporem seus resíduos de forma adequada, além do ganho ambiental, poderão receber o ICMS ecológico e o município-sede terá também um acréscimo de 20% em sua quota parte, além de receitas que serão geradas pelo empreendimento em operação.
via Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !