quinta-feira, 7 de junho de 2012

Reciclagem no Central(Presídio)




Foto: Neiva Motta/Susepe

O Presídio Central de Porto Alegre conta desde dezembro do ano passado com o seu Centro de Triagem de Resíduos. Dez detentos trabalham na reciclagem de 4 toneladas de lixo por mês. A iniciativa é fruto de parceria entre Susepe, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública e Instituto Vonpar – que destinou R$ 31,5 mil para estudos, projeto e edificação da unidade de triagem.
O investimento possibilitou a aquisição de uma prensa hidráulica, balança e equipamentos de segurança. Segundo o tenente-coronel Leandro Santiago, diretor do Presídio Central, a casa gera um grande volume de resíduos.
 Com a reciclagem, ele afirma que será possíbvel capacitar os presos para o mercado de trabalho, além de ajudar a manter um ambiente mais limpo e saudável.
Conforme a promotora de Justiça, Cynthia Jappur, a ideia é ampliar o projeto de empreendorismo para outros presídios. “O Ministério Público tem contribuído na implementação de políticas públicas. Fazemos parcerias para viabilizar a geração de renda para egressos e apenados no sistema prisional”, explica.
A associação comunitária da Vila Tuca, entidade vizinha do Central, colabora com assessoria técnica, oferecendo treinamento e parceria na comercialização dos materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !