terça-feira, 19 de junho de 2012

Em Berlim, a bicicleta voltou a ser chique



Na capital alemã, para cada mil habitantes há 720 bicicletas e apenas 320 carros. Todos os anos são investidos 5,5 milhões de euros na segurança das ciclovias


No começo do século, os sininhos das bicicletas faziam parte da trilha sonora permanente de Berlim. Na década de 1950, a proliferação dos automóveis relegou as ‘magrelas’ às crianças e aos pobres. Com o planejamento da cidade e do tráfego em outro rumo, pedalar saiu de moda, além de não ser algo lá muito seguro. 

A queda do Muro de Berlim em 1989 acabou ajudando a derrubar o preconceito e a pavimentar um novo caminho para os ciclistas e toda forma de transporte mais saudável e ecologicamente correto.

O resultado é que, nos dias de hoje, pedalar tornou-se "chique", e a bicicleta foi incorporada pelaspolíticas públicas, que dão preferência a um transporte que, em troca, ajuda a cidade a ser mais limpa, silenciosa e menos engarrafada. No momento em que políticas sustentáveis são discutidas no mundo todo, com destaque para a Rio+20, no Rio de Janeiro, nos dias 20, 21 e 22 deste mês, o exemplo de Berlim parece inspirador. 

A proporção de bicicletas e habitantes hoje é bastante favorável em Berlim. Para cada mil habitantes há 720 bicicletas e apenas 320 carros. Ou seja, os 3,5 millhões de habitantes movimentam 2,5 milhões de bicicletas. A cidade se preparou para que isso fosse progressivamente se tornando uma tendência. Mais de mil quilômetros de ciclovias atravessam a cidade e, recentemente, passaram a ser investidos 5,5 milhões de euros todos os anos na manutenção e no saneamento das ruas de Berlim, para permitir que os ciclistas pedalem com segurança e conforto. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do estado do Berlim, Christian Gaebler, o objetivo é investir nos próximos anos cerca de 17 milhões de euros por ano. O governo berlinense quer chegar em 2025 com 18% a 20% de todas as ruas da cidade com ciclovias. Segundo o ADFC (Associacao alemã de ciclistas), atualmente são 15% de vias próprias para os ciclistas - até meados dos anos 1990, as ciclovias estavam em apenas 6% dos caminhos da cidade, muito mais que qualquer cidade brasileira. 

A mudança em favor dos ciclistas é um processo de ‘um pedal empurra o outro’. E apoiar publicamente as bicicletas tornou-se interessante para os políticos e gestores públicos. "É saudável, prática e não é cara", resume Gaebler. 

De 2000 a 2011 mais de 25 quilômetros de ciclovias foram construídas e mais de 102 quilômetros foram riscados. A expansão impulsiona um mercado de peças, roupas, acessórios e, claro, bicicletas. Os pedidos são maiores do que os estoques das lojas. E alguns modelos não estão disponíveis para pronta entrega. No ano passado, foram vendidas na Alemanha 4 milhões de bicicletas - 2% a mais que em 2010. 

O que os alemães estão dispostos a investir para pedalar também mostra que a moda é um mercado em crescimento. Em 2008 a média de investimento em uma bicicleta era 387 euros. Atualmente a média é de 495 euros, mas a variação de preços é imensa, e é possível escolher entre 1.600 modelos diferentes. 

A moda na Alemanha no momento é a "Porsche das bicicletas", a Koga-Miyata Spyker Aeroblade. Com guidão de titânio, rodas de carbono e alumínio e um banco de couro, pesa sete quilos e 12.000 euros. 

Outro modelo bastante original que circula comumente pela cidade é a Christiania, utilizada pela escritora Frauke Niemeyer e seus filhos Roberta e Carlo. Trata-se de uma bicicleta dinamarquesa de três rodas, que custa de 2.000 a 5.000 euros e tem um "compartimento" na frente da bicicleta com proteção contra chuva e neve e cintos de segurança para as crianças. Em seu livro "Um ano no Rio de Janeiro", a autora relata sua surpresa em perceber que a maioria das pessoas encara a bicicleta como meio de lazer e não como transporte na cidade da Rio+20. "Fiquei impressionada. No Rio, quem não anda de metrô ou ônibus, prefere andar de táxi ou de carro. A bicicleta para os cariocas é um aparelho de ginástica", compara. 

Psicólogo e especialista em tráfego, Klaus-Peter Kalwitzki observa que o aumento do número de ciclistas provocou uma mudança no comportamento de pedestres e motoristas. E, na disputa por espaço nas ruas, os ciclistas têm preferido avançar sobre os automóveis: "Há raros acidentes entre bicicletas e pedestres, e são mais comuns as colisões com automóveis", explica. 

Entre os percalços para os ciclistas berlinenses há ainda um produto do mercado paralelo que a proliferação de bicicletas e consumidores gerou: o de produtos roubados. Um "medidor" de roubos indica que a cada minuto e meio é roubada uma bicicleta na Alemanha - ou mais de 130 mil só este ano.
*Fonte: Planeta Sustentável

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