quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ecoponto de pneus inaugurado nesta quarta no Ceasa



Lara Abreu

O local estará aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, para receber pneus inservíveis Foto: Divulgação

A secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a Associação Reciclanip, fabricante e importadora de pneus com sede em São Paulo, inaugurou o Ecoponto de Pneus nesta quarta-feira (13), na Avenida Carlos Alberto Chebabe, s/nº, Ceasa. O local estará aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, para receber pneus inservíveis que serão destinados à geração de combustível com controle ambiental e reciclagem, ambas ações de logística reversa. O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, informa que o Ecoponto receberá pneus de automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas, entre outros veículos.

- Recauchutadoras, borracharias, revendedores de pneus e, até mesmo, a população poderá descarregar o material no local que comporta até 3 mil peças. A coleta será realizada de acordo com o volume, mas, inicialmente, uma vez por semana. Em Campos já existe uma empresa responsável pelo recolhimento de pneus, mas encontra-se fechada, por motivos operacionais. Portanto, a partir de hoje, a Reciclanip está na cidade para fazer esse trabalho de coleta de pneus, uma vez que estes não podem ser encaminhados aos aterros sanitários, lixões e terrenos baldios - destaca Zacarias.

O coordenador de desenvolvimento da Reciclanip, Alessandro Otsuji, explica que 63,5% dos pneus são destinados à geração de combustível e 36,5% à reciclagem para confecção de artefatos de borracha. Cerca de mil pneus já foram descarregados no Ecoponto hoje.

Para o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, a destinação certa para os resíduos beneficia o meio ambiente e a saúde da população, visto que o pneu pode ser um criadouro do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. "O importante desse trabalho é conscientizar a sociedade de que os pneus têm uma destinação ambiental adequada, e com isso, o meio ambiente agradece", finaliza Cabral.

*Fonte: Site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !