sábado, 9 de junho de 2012

Comissões vão discutir incentivos à indústria de reciclagem



As Comissões de Desenvolvimento urbano; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vão realizar audiência pública para discutir incentivos à indústria de reciclagem.
A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é da deputada Rosane Ferreira (PV-PR).
De acordo com a parlamentar, hoje o reaproveitamento dos rejeitos é um dos grandes problemas dos centros urbanos. Com a presença de 85% da população nas cidades, a produção de lixo conflita diretamente com a qualidade de vida.
Segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), no Brasil são coletadas 183,5 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, sendo que a matéria orgânica representa 51,4%, e apenas 31,9% é composto de material reciclável (alumínio, plásticos, papel, aço, metais e vidro). Plástico e papel representam 26% deste total.
“Ao se tratar de reciclagem, porém, devemos considerar não apenas os resíduos sólidos, mas o total de rejeitos que podem ser reciclados e, portanto, podem gerar emprego e renda”, acrescenta a deputada.
Para Rosane, o foco da audiência proposta é exatamente sobre um dos grandes entraves para quem pretende investir em reciclagem: a falta de investimentos.
Ele afirma que, se o setor de reciclagem é tão importante para sociedade, deveriam existir linhas de crédito especiais, benefícios fiscais ou assemelhados, que servissem, de fato, como incentivo à expansão dessas indústrias.
A deputado afirma que seu objetivo, ao propor a audiência "é exatamente clarear a questão, averiguar o que existe hoje e, se for o caso, ouvindo os especialistas, propor saídas”.

Serão convidados para o debate, representantes:

do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES);
da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente;
da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); e
representante das indústrias de reciclagem.
*Fonte: (Agência Câmara de Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !