terça-feira, 12 de junho de 2012

Campos ganha Ecoponto de Pneus nesta quarta


Por Liliane Barreto


A Secretaria de Serviços Públicos, através de convênio de Cooperação com a Recicla-Mip, Ong dos fabricantes e importadores de pneus com sede em São Paulo, inaugura nesta quarta-feira (13), às 14h, o Ecoponto de Pneus Foto: Divulgação

A Secretaria de Serviços Públicos, através de convênio de Cooperação com a Recicla-Mip, Ong dos fabricantes e importadores de pneus com sede em São Paulo, inaugura nesta quarta-feira (13), às 14h, o Ecoponto de Pneus, na Avenida Carlos Alberto Chebabe, s/nº, Ceasa. O local, que funcionará das 8h às 13h, será referência para que as empresas que geram pneus inservíveis depositem o material. Os fabricantes e importadores de pneus, associados à Ong, têm a responsabilidade de fazer ações de logística reversa dando destinação final adequada ao material.

O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, informa que a partir da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos, ficou estabelecido que todo fabricante ou importador é responsável direto pela destinação ambientalmente adequada dos pneus. “Pneus inservíveis são resíduos que não podem ser destinados para aterros sanitários ou controlados e nem terrenos baldios”, informa.

- Com a Política Nacional de Resíduos, os fabricantes e importadores estão fazendo parcerias com as prefeituras, cujo papel é fazer este armazenamento para futuro transbordo e evitar que este material vá para os rios, terrenos baldios e vias públicas. Esta iniciativa do Ecoponto  é importante tanto para o Meio Ambiente como para campanha de combate à dengue, já que os pneus, quando em despejados de forma irregular, criam condições propícias para os vetores da dengue – destaca o secretário.

O secretário explica que os geradores de pneus devem fazer contato com a Secretaria de Serviços Públicos, através do Disque Limpeza: 2726-4809 para fazer a entrega do material. “A cada três mil pneus pequenos ou 300 grandes, a Recipla Mip enviará caminhões para a coleta do material”, finaliza Zacarias Albuquerque. 
*Fonte: Site da PMCG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !