sábado, 12 de maio de 2012

São Paulo é o primeiro estado a calcular sua pegada ecológica




A população de São Paulo vai ganhar uma importante ferramenta de gestão ambiental. Na sexta-feira, 20, o secretário de estado do Meio Ambiente Bruno Covas, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge e a secretária-geral da WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, assinaram convênio de cooperação para o cálculo da pegada ecológica. 
A Pegada Ecológica é uma metodologia usada para medir os rastros que nós deixamos no planeta a partir desses hábitos. Seis técnicos de cada uma das duas secretarias serão capacitados pela empresa ecosSISTEMAS para, em conjunto, realizar o estudo. O resultado do trabalho servirá para ajudar no planejamento e na gestão pública, mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo, além de estimular empresas a melhorarem suas cadeias produtivas. 
O secretário Bruno Covas lembrou que a cidade de São Paulo é a terceira a fazer este cálculo no Brasil e o Estado será o primeiro no país. “Estamos felizes em poder fazer esse trabalho e acreditamos ele irá nos trazer informações muito úteis. “É um ponto de partida para novas iniciativas. É um índice importante para que possamos criar e implementar políticas públicas que garantam a preservação do nossos recursos naturais”, afirmou. 
A expectativa do WWF-Brasil e dos parceiros é ter o cálculo concluído para ser apresentado na Conferência da Rio+20, em junho. De acordo com a Secretária-Geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, a Pegada Ecológica será uma das bandeiras que a ONG quer defender na Conferência. “É preciso que os países assumam o compromisso de medir a sua Pegada Ecológica”, ressaltou. 
Portal da Sec. do Meio Ambiente do Gov do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !