sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lixômetro da SLU é instalado no Bairro Santa Tereza



Publicado em 02/05/2012 18:25:43



O Lixômetro da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está instalado desde o dia 30 de abril no bairro Santa Tereza, local histórico e tradicional de Belo Horizonte. Foram montadas na Praça Duque de Caxias três caixas do equipamento, feitas de policarbonato transparente, cada uma com 6 metros cúbicos. Até o dia 5 de maio, o Lixômetro receberá o lixo da região, medindo a quantidade de lixo gerada pela população local. Uma das caixas receberá os resíduos recolhidos pelos garis na varrição, os depositados nas lixeiras da praça e os gerados nos bares; as outras duas receberão móveis, eletrodomésticos e outros objetos jogados em bota-foras clandestinos.
Como parte da ação educativa, nos dias 3 e 4 de maio o serviço de varrição e limpeza de vias da praça, realizado regularmente pelos garis, será suspenso, para que as pessoas possam ter uma noção do tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas. No dia 5, a limpeza do local voltará a acontecer normalmente.
O objetivo é chamar a atenção dos moradores e frequentadores da região para a importância da adoção de atitudes que colaborem com a limpeza do bairro. “A SLU pretende passar a mensagem de que todos devem ajudar e participar da manutenção da limpeza de nossa cidade, simplesmente não sujando ou colocando o lixo nos locais adequados”, explica o superintendente de Limpeza Urbana, Eduardo Hermeto.
No dia 5 de maio, no encerramento da temporada do Lixômetro no bairro Santa Tereza, a praça vai receber o “Lixow”, um grande evento educativo promovido pela SLU em que atores do grupo teatral “Até Tu SLU” irão apresentar uma série de atividades, de forma bastante interativa, no formato de um programa de auditório. Entre as atividades estão teatro, música, oficinas, exposições, brincadeiras e atividades de conscientização ambiental.
Antes de instalar o Lixômetro, a equipe de Mobilização Social da SLU, comunicou aos comerciantes da praça sobre todas as ações educativas. A promoção do evento é da SLU, em parceria com a Regional leste.

Equipamento chama a atenção para o comportamento da população
Esta é a terceira vez que o Lixômetro da SLU entra em ação. A primeira foi em setembro do ano passado, na Praça Sete, no Centro da capital. Na local, o Lixômetro permaneceu por uma semana e recebeu cerca de 12 toneladas de lixo recolhido na varrição e nas lixeiras da praça. O objetivo foi mostrar para a população a quantidade de lixo gerada no “coração de BH”. Para se ter uma ideia, somente a Praça Sete chega ser varrida 14 vezes ao dia, sendo que a SLU mantém ainda um gari de plantão em cada quarteirão fechado. No local e no seu entorno, os garis recolhem diariamente uma média de 2 mil toneladas de lixo.Em novembro, o Lixômetro voltou à cena pela segunda vez, em um dos principais pontos turísticos da cidade, na praça Geralda Damata Pimentel, no bairro São Luís, na Pampulha, em frente à Lagoa da Pampulha. Desta vez, o objetivo foi alertar para o lixo jogado nos córregos de Belo Horizonte. Dividido em quatro compartimentos, o Lixômetro expôs o lixo jogado nos córregos. Cada parte do equipamento recebeu um tipo diferente de resíduo: coco, garrafas pet, pneus e bagulhos diversos.
O contraste das caixas repletas de lixo em um cenário de cartão postal chamou a atenção das pessoas. Cerca de três mil pessoas visitaram o lixômetro na Pampulha, sendo que mais de mil eram estudantes da rede pública. Para o superintendente Eduardo Hermeto, o Lixômetro tem se mostrado um importante instrumento para a mudança de comportamento da população em relação à limpeza urbana. “Não há quem fique indiferente diante da ação. Esperamos que no longo prazo o resultado seja positivo. As pessoas ficam impressionadas com a grande quantidade de lixo armazenada pelo Lixômetro, resíduos jogados no chão pelas pessoas”, observa.

Como colaborar com a limpeza urbana
- Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes;
- No trânsito, respeite os cones de sinalização. Eles estão ali para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais bonita para todos nós;
- Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário;
- Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças;
- Proteja o vidro e outros materiais pérfuro-cortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando as luvas protetoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !