terça-feira, 10 de abril de 2012

Usina de Reciclagem Codin processará 120 mil quilos


Jualmir Delfino

Foto: Divulgação
A previsão é que a usina entre em operação em maio 

A usina de reciclagem e compostagem de lixo que será inaugurada no distrito industrial da Codin, em Guarus, vai processar cerca de 120 mil quilos de lixo por dia, do total de cerca de 450 mil quilos, que é o total de lixo recolhido diariamente em Campos. De acordo com informações do secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, o galpão da usina tem cobertura de 2.500 metros quadrados. 
    
Os equipamentos para operar a usina foram adquiridos pela concessionária Vital Engenharia Ambiental, que realiza o serviço de limpeza pública na cidade e nos distritos e localidades do interior.  A previsão é que a usina entre em operação em maio, quando também será desativado o aterro sanitário da Codin, ocasião que, ao mesmo tempo, estará entrando em funcionamento o aterro sanitário controlado no distrito de Conselheiro Josino.
    
- A usina de reciclagem e o aterro sanitário do município vão levar Campos a dar um salto de qualidade nas questões social e ambiental, conforme é determinação da Prefeita Rosinha Garotinho - ressaltou Zacarias de Albuquerque.
    
Ganho ambiental e social - Zacarias destaca o ganho social e ambiental para o município. "A usina de reciclagem da Codin e o aterro sanitário fazem parte de uma operação casada. Por isso, entrarão em funcionamento no mesmo período. Será um grande ganho ambiental e social porque, através da usina, estaremos oferecendo trabalho mais digno a estes catadores. Com o aterro sanitário construído dentro das normas de engenharia ambiental, o município dará um salto de qualidade”, ressalta o secretário de Serviços Públicos.
    
Zacarias afirma que só em equipamentos, a concessionária investiu cerca de R$ 400 mil. O empreendimento inclui dois fossos de armazenamento, quatro prensas, uma balança de até 200 quilos e três esteiras elétricas. "No local terá, também, a parte administrativa, composta de vestiário e banheiro", informa o secretário.
    
A usina vai processar mais de 100 toneladas de lixo por dia, o que representa 33% das 300 toneladas produzidas diariamente no município. Para o funcionamento da usina, serão preenchidas 90 vagas de trabalho por moradores da comunidade que hoje atuam como catadores de lixo e trabalham em condições.

Fonte: Site da PMCG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !