terça-feira, 24 de abril de 2012

Resíduos orgânicos de feiras livres serão reaproveitados



Material se transformará em adubo destinado à agricultura orgânica

Da Agência Sebrae de Notícias
Editora Globo
Um projeto piloto inovador em Sergipe tem início neste domingo (15), na feira do Orlando Dantas, em Aracaju. Trata-se do reaproveitamento de resíduos orgânicos das frutas, legumes e raízes que se transformam em lixo no final das feiras livres. Eles serão catados pelos garis e armazenados em túneis. A coleta ficará por conta dos veículos do projeto Frutos da Floresta. 

A iniciativa é financiada pelo programa Petrobras Ambiental e vem sendo executada pelo Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus). São parceiros o Sebrae em Sergipe, prefeituras, associações comunitárias, Instituto Brasileiro de Ecologia e Sustentabilidade (Ibes) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. O projeto enfoca o manejo sustentável dos recursos naturais da agricultura familiar. 

“Deixaremos na feira do Orlando Dantas seis túneis de 200 litros para coleta dos resíduos orgânicos. O material será recolhido e levado para as comunidades assistidas pelo projeto nos municípios de Neópolis, Umbaúba e Pacatuba, que trabalham com hortaliças em sistemas agroecológicos”, conta Ronaldo Fernandes, coordenador geral do projeto. Os detritos serão transformados em adubo. O projeto tem como meta atingir cinco feiras livres, duas em Aracaju e as de Neópolis, Umbaúba e Pacatuba. 

Os garis selecionados para coleta serão conscientizados sobre a importância da reciclagem dos resíduos. Como forma de incentivar esses profissionais, cada um irá receber semanalmente uma cesta com produtos agroecológicos. 

“Esperamos reduzir o lixo das feiras livres e melhorar a qualidade de vida dos garis e empreendedores do campo, pois os alimentos serão produzidos com adubos naturais, sem agrotóxico”, destaca Ronaldo Fernandes.
Reproduzido do site: http://revistapegn.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !