sábado, 7 de abril de 2012

Programa da Brastemp recicla 70% das embalagens de produtos



SABRINA BEVILACQUA
Direto de São Paulo
De olho na Política Nacional de Resíduos Sólidos, fabricantes de eletrodomésticos investem em programas para recolher e dar destinação correta às suas embalagens. Só no ano passado, o Brastemp Viva! recolheu 136 toneladas isopor, papelão e plástico que iriam para o lixo e doou para cooperativas de reciclagem. O volume representa 70% dos resíduos de embalagens de produtos vendidos diretamente pela empresa. Segundo o gerente-geral de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, Vanderlei Niehues, a meta deste ano é chegar a 80%.

A coleta desses materiais é feita no momento da entrega do produto. Motoristas e entregadores são treinados para incentivar o consumidor a devolver as embalagens quando recebe a compra. Eles ajudam a desembalar, checam se está tudo certo e já recolhem as embalagens.

Para Niehues, a receptividade dos consumidores ao projeto tem sido positiva, afinal a "consciência ambiental da população vem aumentando e ninguém gosta de ver embalagens jogadas por aí". Prova disso é que o volume de materiais recolhidos cresceu 81% de 2010 para 2011. Ele afirma que o ideal seria recolher 100% das embalagens de produtos provenientes de vendas diretas. O problema é que e nem sempre o dono do novo aparelho está no local para recebê-lo. Às vezes é um funcionário, um amigo, o zelador do prédio, que não quer ou não tem autorização do proprietário para desembalar o produto.

A intenção agora é expandir o programa para as vendas feitas por varejistas. A Whirlpool tem fechado parcerias com revendedores treinando funcionários e entregadores das lojas para participar do processo. Niehues ressalta que o investimento financeiro para esse tipo de ação é relativamente baixo, o que facilita a implantação do projeto. A maior parte é para treinamento e conscientização ambiental da equipe de entrega. Em termos de estrutura, é necessário apenas um local para armazenamento. No caso da logística, é preciso transportar o material para a cooperativa (parte é feito pela empresa e parte pela cooperativa que recebe as embalagens).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !