quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pesquisadores criam bateria elétrica com materiais renováveis



Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Poznan, na Polônia, com apoio de especialistas da Suécia, desenvolveram uma bateria renovável, mais barata e segura, que utiliza subprodutos de lignina. O componente, utilizado pela indústria de celulose e papel, juntamente com um polímero conhecido como polipirrol, são empregados nesse novo produto.
Segundo estudo publicado na última edição da revista “Science”, a produção desta bateria é considerada viável, já que a lignina é encontrada em quase todas plantas. O produto tem um baixo valor não levar metais raros, como o cobalto, comum nas baterias de lítio.
A lignina é o segundo polímero mais comum, depois da celulose, encontrado em organismos vivos. Seus derivados estão em grande quantidade no chamado “licor de castanha”, nome dado ao resíduo deixado pelo processamento de papel.
Os pesquisadores mostram que a qualidade de isolamento desses derivados produz material com carga elétrica, entretanto, com uma capacidade de recarregamento ainda é limitada. 
(Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !