quarta-feira, 4 de abril de 2012

Limpa Brasil em Mauá mobiliza voluntários para serem catadores



O mutirão será realizado no dia 15 de abril. Atividades visam recolher resíduos jogados nas vias públicas da cidade


Um grande mutirão de famílias, amigos, vizinhos, empresas públicas e privadas, estudantes, trabalhadores, empresários, profissionais liberais e comunidades religiosas está se formando para participar da atividade Limpa Brasil Let’s do it! em Mauá, no próximo dia 15 (domingo).
 
Das 8h às 14h, todos os voluntários, munidos de um kit, com saco de plástico renovável e luvas, recolherão objetos como latas, papéis, garrafas, plásticos e metais, que deverão ser levados para um dos 11 ecopontos e três pontos de coleta (ver endereços no site da Prefeitura). Todo o material será encaminhado pela Prefeitura para a nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, localizada no bairro Capuava. O mutirão de recolhimento é organizado pela Prefeitura e pelo Movimento Limpa Brasil.
 
A expectativa da Prefeitura é coletar, aproximadamente, 40 mil toneladas de resíduos em Mauá neste dia. A principal meta da atividade é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades. O projeto foi trazido para o Brasil pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
A campanha tem parceiros muito conhecidos da população, como Chico Buarque, Marília Pêra, Milton Nascimento, Seu Jorge e Marisa Orth, entre outros, que se apresentam como catadores e formadores de opinião. As mensagens dos artistas podem ser vistas pela internet no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Xe_EsyjfDoM.
 
Catadores
 
Cada voluntário poderá recolher até 3 kg em cada saco plástico de 100 litros. Os participantes podem se inscrever na página http://www.limpabrasil.com. Na Central de Triagem, cerca de 30 catadores estarão separando os materiais para encaminhar para o processo de transformação dos recicláveis.
 
A Campanha Limpa Brasil Let’s Do It, criada na Estônia em 2008, é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que já aconteceu em cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campinas, além de países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Áustria e outros. Mauá e Santo André realizam simultaneamente a atividade, pois, juntas, somam quase um milhão de moradores, para atingir o maior número possível de habitantes com as ações ambientalistas e de conscientização. Depois, a atividade será desenvolvida em Diadema e São Bernardo, no dia 6/5, e em São Paulo no dia 27/5.
 
Endereços de distribuição dos kits e para entrega do material recolhido no site www.maua.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !