terça-feira, 24 de abril de 2012

ExpoLondrina tem “modelo ideal” para coleta de resíduos orgânicos


Modelo, coordenado pela ONG MAE, criou uma rotina diferenciada para coleta de resíduos orgânicos, reciclados e rejeitos

12/04/2012 | 15:47Daniel Costa
Além de um espaço para negócios e diversão, a ExpoLondrina 2012 se transformou em um cenário para a aplicação do “modelo ideal” de coleta de resíduos orgânicos. Coordenado pela ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE), o trabalho visa aumentar a porcentagem de reaproveitamento dos restos de alimentos e de comidas. Nos 11 dias de festa, a expectativa é coletar 400 toneladas, incluindo a coleta dos resíduos dos animais.


Segundo Panachão, de todo o lixo produzido 50% é de orgânico, 30% de reciclados e 20% de rejeitos. Com a coleta misturada de orgânicos e rejeitos, o aproveitamento e muito pequeno. “Se instituirmos um modelo assim em toda a cidade, as pessoas já começam a separar em casa.”Para conseguir atingir a meta, integrantes da ONG fizeram parcerias com donos de restaurantes e criaram uma nova rotina de coleta, com horários diferenciados para a retirada dos materiais reciclados, dos rejeitos e dos resíduos orgânicos. “Essa é a grande sacada do modelo. Se não tiver uma coleta separada não tem como aproveitar na totalidade dos resíduos orgânicos. Com isso também reduzimos a quantidade de lixo que vai ser aterrado”, disse o biólogo da ONG MAE Eduardo Panachão.

Todo o resíduo orgânico coletado na ExpoLondrina será misturado com os resíduos de animais e será encaminhado para a Prefeitura de Cambé, que utilizará o material nas 21 hortas comunitárias do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !