sábado, 7 de abril de 2012

Curitibanos produzem 50% mais lixo do que há dez anos


Cerca de 22% de todo o lixo produzido em Curitiba é reciclado


De acordo com dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em dez anos a população de Curitiba passou de 1.587.315 para 1.746.896, cerca de 10%. O que refletiu no aumento da produção de lixo doméstico. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente são produzidas 47, 4 mil toneladas de lixo mensalmente. Há uma década, eram 31,7 mil toneladas, um aumento de 50%.
Na capital paranaense há dias específicos para a coleta do lixo orgânico e para o recolhimento do reciclável. Entretanto, alguns moradores colocam o lixo reciclável no mesmo dia em que o caminhão do lixo orgânico passa nas ruas para coleta, e ele acaba no destino incorreto. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, 22% de todo o lixo produzido em Curitiba é reciclado.


Todo o material da Grande Curitiba e de 17 municípios da Região Metropolitana é encaminhado para apenas dois aterros, um na Fazenda Rio Grande e outro na Cidade Industrial de Curitiba.

Entretanto, estes aterros são provisórios e foram criados para substituir o aterro da Caximba, que durante 20 anos recebeu estes resíduos. A prefeitura pretende construir o Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (Sipar), mas o processo licitatório foi contestado pela Justiça.
Em algumas datas estipuladas pela prefeitura, um caminhão especial para coleta de lixo tóxico como pilhas, baterias, toners, embalagens de inseticida, tintas, colas, solventes, remédios vencidos, óleo de cozinha e lâmpadas fluorescentes, percorre os terminais de ônibus de Curitiba. Cada pessoa pode entregar até dez unidades de pilhas, baterias, toner de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes e dois litros de óleos de origem animal e vegetal.
Redação Bem Paraná com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !