sexta-feira, 6 de abril de 2012

Aterro sanitário de Gramado não acumula mais lixo orgânico



Município firmou convênio com Minas do Leão para receber 100% dos resíduos.

André Aguirre/ Da Redação

FFoto: Sandro Seewald/GES
Remoção: Dois containers carregam diariamente 25 toneladas de lixo orgânico
     Remoção: Dois containers carregam diariamente 25 toneladas de lixo orgânico

Gramado  - Gramado parece ter encontrado uma solução para um antigo problema. A Secretaria de Meio Ambiente do município, pasta responsável pelo gerenciamento do aterro sanitário, popularmente conhecido como lixão tem eliminado em 100% os resíduos orgânicos gerados no município. Antes, esse índice era de 30%. Desde a primeira quinzena de janeiro deste ano, o destino dos resíduos domiciliares tem sido Minas do Leão. A Prefeitura envia de 50 a 70 toneladas de lixo orgânico por mês para aquela cidade. Em média, diariamente são retirados do pátio do aterro sanitário 2,5 mil quilos de materiais, que antes eram encaminhados para compostagem a céu aberto, no próprio local. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Gramado, Márcio Coracini, “a cidade começou a crescer envolta do aterro, o que estava nos preocupando”, afirma ele. Além disso, quando era necessário remover a montanha de materiais (em fase de decomposição) que ficava exposta a ação do tempo, um mau cheiro era exalado, o que resultava em frequentes reclamações por parte dos moradores próximos ao local. “Por isso achamos melhor desativar o aterro dos resíduos orgânicos para encerrar essas reclamações”, afirma Coracini.
Prefeitura gasta 55 mil para eliminar os resíduos
O secretário cita três benefícios que o envio de todo o lixo orgânico para Minas do Leão proporciona à Gramado. “Eliminamos o forte odor que se propagava pela cidade, o acumulo de resíduos e baixamos o custo de manutenção do aterro”. Em compensação, a administração municipal tem investido 55 mil mensais para depositar os resíduos orgânicos em Minas do Leão. Em períodos de grande fluxo de turistas, a produção de lixo acaba aumentando, fator que consequentemente reflete no aumento do valor gasto com o envio de resíduos para fora de Gramado.
Estrutura
O secretário de meio ambiente, ressalta que a estrutura do aterro será modificada. A área abrange 11 hectares. As demais melhorias que estão sendo planejadas incluiu a completa desativação do local que recebe os resíduos gerados pela população. Até o final de julho, todo o material depositado para compostagem será removido. A medida atende as exigências de uma lei federal que entra em vigor a partir de 2014, determinando a extinção de depósitos a céu aberto de lixo orgânico, no Brasil. “Estamos nos antecipando e seguindo essa normativa”.
Capacidade
Conforme o titular do Meio Ambiente, Márcio Coracini a capacidade do pátio para compostagem é insuficiente para receber a quantidade lixo orgânico gerado por Gramado. “A nossa preocupação é de que recebemos uma demanda de 5 milhões de turistas por ano, o que faz aumentar para 70 mil a população fixa do município, por isso tomamos essas providências”, destaca o secretário.
Chorume
Três lagoas de decantação envolvidas por gel membrana tratam o chorume gerado pelo acumulo de lixo. “Dependendo como fosse feito a separação de lixo nas residências, a cidade poderia enfrentar problemas menores”, adverte Coracini.

Fonte: Jornal de Gramado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !