domingo, 18 de março de 2012


Por causa do clima, um país inteiro muda de lugarJosé Eduardo Mendonça - 09/03/2012 às 11:22


Pode ser a maior migração induzida pelo clima em tempos modernos. Anote Tong, presidente do Kiribati, disse que estava em negociações com o governo militar de Fiji para comprar 5.000 acres de terra e hospedar seus cidadãos.
População de Kiribati foge do mar em alta
Alguns dos 32 atóis de coral de Kiribati, que se espalham por 1.350.000 milhas quadradas de oceano, estão já desaparecendo sob as ondas. A maioria dos 113.00 habitantes do país estão apinhados em Tarawa, o centro administrativo do país, uma cadeia de ilhas que se curvam em forma de ferradura em torno de uma laguna.
“Este é o último recurso. Não há saída fora disso,” disse Tong. “Nosso povo vai ter de se mudar porque as marés alcançaram nossas casas e nossos vilarejos.”
Tong disse que o plano era mandar primeiro trabalhadores capacitados, que poderiam se misturar mais facilmente com a população de Fiji e fazer uma contribuição positiva à economia daquele país. “Não queremos que 100.000 pessoas de Kiribati cheguem ao país de uma vez só. Elas precisam encontrar trabalho, não como refugiados mas como um povo emigrante com habilidades a oferecer, pessoas que tenham um lugar na comunidade e não sejam vistas como cidadãos de segunda classe,” afirmou ele, segundo o Daily Telegraph.
“O que precisamos agora é que a comunidade internacional apresente um pacote urgente de financiamento para tratarmos desta ambição e das necessidades de países como Kiribati,” disse. A terra que o país quer comprar ficaria em
Vanua Levu, a segunda maior ilha de Fiji.
A proposta de Tong é a última de uma busca desesperada por uma solução. No ano passado ele sugeriu a possibilidade de construir ilhas no mar, como plataformas submarinas, onde seu povo pudesse seguir vivendo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !