segunda-feira, 19 de março de 2012

Jogar lixo pela janela do carro é infração e gera multa, alerta GM



Motoristas devem ficar em alerta, pois podem ser multados por jogar lixo pela janela. A Guarda Municipal está de olho, e as pessoas que não obedecerem à regra podem ter de pagar uma multa de R$85. Segundo o diretor da Guarda, Marco Túlio Gianvecchio, é preciso que as pessoas zelem pela cidade que moram e jogar lixo na rua é um tamanho desrespeito.
Na semana passada o aposentado Geraldo Ávila de Carvalho recebeu uma notificação de penalidade por infração de trânsito, por ter abandonado na via objetos ou substâncias. “Recebi multa sem saber o motivo, porque não diz especificadamente o que abandonei na rua, além disto, na notificação não existe nenhuma foto e também não fui autuado na hora. É preciso explicar melhor o significado desta multa, pois o termo abandonar é muito abrangente, pode ser até mesmo uma bomba”, explica Geraldo, ressaltando que apenas está questionando o motivo da multa, mas que vai pagar sem recorrer.
Por sua vez, de acordo com Gianvecchio, a infração é amparada pelo Código de Trânsito Brasileiro, artigo 172, que fala ser proibido atirar do veículo ou abandonar em via pública objetos ou substâncias. Trata-se de uma infração média e a penalidade é a multa. Isto significa jogar lixo pela janela, qualquer tipo de substância, como papel, latas e copos descartáveis. “Não é necessária abordagem de um Guarda Municipal e logo em seguida é confeccionada a multa, em que o motorista perde quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Não temos um índice grande de infrações dessa natureza”, explica Gianvecchio.
Por não vir foto na multa que comprove que a infração foi cometida, o diretor da Guarda explica que é preciso levar em consideração que o agente nomeado tem a fé pública. Mas a pessoa pode recorrer da multa na Secretaria de Trânsito, é um direto dela. “É preciso que o cidadão tenha bom senso de não arremessar nada pela janela do carro, o nosso dever é fiscalizar, orientar e, em último caso, punir”, afirma.

*Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,58714

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !