segunda-feira, 26 de março de 2012

Governo orienta formação dos consórcios municipais de resíduos



O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), lançou em Montes Claros o calendário de reuniões de trabalho com os consórcios intermunicipais de gestão de resíduos sólidos contemplados, em 2011, com recurso de R$ 7 milhões do PAC. O recurso destina-se à elaboração de projetos de empreendimentos para destinação final de resíduos sólidos. O objetivo dos encontros, realizados pela Sedru em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), é prestar apoio técnico aos consórcios, porque apenas os que estiverem estruturados poderão fazer uso do dinheiro da União.
O evento, que aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), discutiu o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos da região de Montes Claros, composto por 35 municípios. "Elaboramos um cronograma de visitas para percorrer as regiões do Estado que já tiveram recursos priorizados pela União. O objetivo é consolidar a estruturação dos consórcios para agilizem a elaboração dos projetos e possam, assim, pleitear mais recurso para a execução das obras necessárias", explicou o secretário Bilac Pinto.
Os técnicos da Sedru e da Feam visitarão outros 13 agrupamentos de municípios na da Bacia do Rio São Francisco, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas, Vale do Mucuri e Triângulo Mineiro. Esses consórcios vão atender 163 municípios.
No primeiro momento, o cronograma elaborado pela Sedru vai auxiliar o desenvolvimento de oito consórcios da Bacia do São Francisco selecionados pelo Ministério das Cidades e do Meio Ambiente, no PAC Resíduos Sólidos. Para a região, foram priorizados R$ 3 milhões para a elaboração de 166 projetos de empreendimentos de destinação final de resíduos.
Com o recurso, serão realizados projetos de engenharia e estudos ambientais regionalizados para construção de aterro sanitário, aterro de resíduos da construção civil, unidade de triagem, galpão de triagem, estação de transbordo de resíduos domiciliar e ponto de entrega voluntária de recicláveis.
CONSCIENTIZAÇÃO - De acordo com Bilac Pinto, os prefeitos mineiros estão se conscientizando que a solução mais viável para resolver o problema dos resíduos sãos os consórcios. "A cada ano que passa, vem aumentando o interesse dos prefeitos em se unirem para solucionar a falta de locais adequados para depositar o lixo. Eles estão criando a consciência de que com os consórcios as despesas com a construção e a manutenção de um aterro sanitário, por exemplo, será bem menor, além de aumentar a possibilidade de conseguir recursos do governo estadual e federal" explica.
Entre 2007 e dezembro de 2011, 50 consórcios receberam auxílio do governo mineiro para se estruturarem, beneficiando 469 cidades. Atualmente, 11 consórcios já estão formatados, com CNPJ e sede própria, e cinco estão em funcionamento.

Fonte:http://www.iof.mg.gov.br/acao-do-governo/acao-do-governo/Governo-orienta-formacao-dos-consorcios-municipais-de-residuos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !