domingo, 11 de março de 2012

Dia Mundial da Água abordará Segurança Alimentar


Mesmo com a grande pressão exercida sobre os recursos hídricos, o mundo terá que consumir mais água para atender à demanda de alimentos de uma população crescente. Pensando nisso, a ONU escolheu o tema da segurança alimentar para o Dia Mundial da Água de 2012


Estima-se que o consumo diário de água por pessoa seja de dois a quatro litros. Mas a maior quantidade que "bebemos" vem de dentro dos alimentos. A produção de um quilo de trigo, por exemplo, consome 1.500 litros de água, segundo dados da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação*. O órgão também aponta que aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo sofre de fome crônica, enquanto as pressões sobre os recursos hídricos aumentam. 


Para promover discussões sobre o desafio de garantir o acesso a alimentos nutritivos para a população mundial crescente e ao mesmo tempo racionalizar o consumo da água, a ONU escolheu para o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o tema Segurança Alimentar. O vídeo abaixo mostra por que este recurso natural é tão importante para a nossa alimentação, com exemplos da quantidade de água necessária para produzir outros alimentos: 







A campanha da FAO para o Dia Mundial da Água de 2012 procura mostrar que é possível tomar medidas, desde a produção até o consumo final, para conservar a água e garantir o fornecimento de alimentos para todos. Eis algumas recomendações da organização: 

- consumir produtos que façam uso menos intensivo de água; 
- reduzir o grande desperdício de alimentos, já que 30% dos alimentos produzidos em todo o mundo não são consumidos e a água usada para produzi-los se perde; 
- produzir mais alimentos, de melhor qualidade e com menos água, e 
- levar uma alimentação saudável. 

Para celebrar o Dia Mundial da Água serão organizados diversos eventos em todo o mundo. Acompanhe as informações no site da FAO, onde ainda é possível assistir a vídeos sobre o ciclo de água e sobre o reuso deste recurso nas cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !