quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Técnicas de origami para substituir as sacolas plásticas para jogar o lixo


Com jornal, é possível fazer 'copos' para descartar o lixo da cozinha.

A técnica do origami garante resistência aos sacos de papel.

Do G1 Itapetininga e Região

Para muita gente, as sacolas plásticas eram grande aliadas na hora de jogar o lixo. É foi justamente por esse hábito que foi iniciada a campanha de eliminação das sacolas plásticas. Essas embalagens dificultam a drenagem em aterro.
A solução é pagar pelos sacos plásticos ou criar alternativas. Mariana Nobrega, artista plástica de Itapetininga, no interior de São Paulo, sugere a confecção de sacos de papel feitos com jornais. Para criar os cestos, ela usa a técnica do origami. (Veja o passo a passo no vídeo).
O início do trabalho começa com o corte da folha de forma que fique quadrada. Em seguida, dobra-se a folha ao meio formando um triângulo. Sobre uma mesa, acomode o triâangulo com a base volta para fora da mesa. Em seguida, dobre uma das pontas da base e cruze até um dos lados do triangulo. Faça o mesmo com a outra ponta, mas para o verso do lado que foi primeiro. Em seguida, dobre para baixo, um de cada lado, formando assim um copo. Esse 'copo' pode para ser usado para eliminar os resíduos orgânicos (lixos da pia da cozinha e do banheiro).
Já para eliminar os outros resíduos, além de separar os materiais para reciclagem, a dica dos ambientalistas é depositar todos os lixos em apenas um saco grande.

 *Fonte: www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !