quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Realeza é exemplo em coleta seletiva de lixo






Preocupação com o meio ambiente é comum no discurso das pessoas influentes, mas não se tem visto muitos resultados positivos. Além de falar é necessário agir e trabalhando em conjunto com a comunidade fica mais fácil alcançar resultados positivos.

Em Realeza, a administração municipal e a comunidade estão fazendo o trabalho de separação do lixo reciclável e orgânico e dando o destino correto a estes dejetos. 
A coleta seletiva foi implantada no município há cerca de 10 anos, desde então, a administração vem procurando aprimorar a coleta. Há alguns anos, foram distribuídos os sacos azuis onde é colocado o lixo reciclável, em setembro passado, foi proibida a distribuição de sacolas plásticas nos supermercados, passando a ser utilizada a sacola retornável ou caixas de papelão. 
Com a circulação menor de sacolas plásticas, a prefeitura distribuiu baldes plásticos para que fosse colocado o lixo orgânico. No início, as pessoas relutaram em aceitar a nova forma de separar o lixo, colocando os recicláveis no saco azul e os orgânicos no balde. “É difícil mudar os hábitos e os costumes das pessoas, no começo muitos consideraram autoritarismo da minha parte, mas agora vejo que todos já estão fazendo sua parte e separando o lixo corretamente”, afirmou o Prefeito Eduardo Gaievski. 
Todo lixo orgânico recolhido na cidade é levado ao Aterro Sanitário que é fiscalizado constantemente para que não seja depositado lixo reciclável no local que é levado para APARA - Associação de Apoio aos Agentes Ambientais de Realeza – onde é separado e vendido conforme a espécie. A separação dos tipos de lixo é importante. Um caminhão passa uma vez por semana nas lojas pegando apenas o isopor que é dispensado, para as pilhas, baterias e restos de computador e produtos eletrônicos está sendo estudada uma forma de coleta para que este seja também encaminhado para o destino correto.
A APARA logo irá mudar de endereço, ela ficara localizada próximo ao Viveiro Municipal em uma área fora da cidade, para um local onde possa proporcionar mais qualidade de vida e conforto as pessoas que trabalham no local. Devido ao grande número de caixas da tetra pack que são recolhidas em Realeza, a empresa doou uma prensa que já está na associação e em breve chegará uma esteira que melhorará o trabalho das pessoas que separam os recicláveis. 
Outra mudança que aconteceu, é que não há mais carrinhos de catadores circulando pela rua, isso aconteceu pelo fato de que os catadores de recicláveis que percorriam a cidade selecionavam os recicláveis de maior valor, deixando para traz apenas os recicláveis de pouco valor para serem recolhidos e levados até a APARA. 
Todas essas mudanças só foram possíveis pelo empenho de todos os moradores de Realeza em conjunto com a administração municipal, que conseguiram soluções para o problema lixo, segundo o prefeito muita coisa ainda pode ser feita é um processo evolutivo. “Temos alguns problemas com os baldes pelo excesso de calor e o cheiro que fica no balde, ma estaremos pensando em soluções. O aterro sanitário será substituído por um local onde possamos fazer compostagem e usar o adubo produzido no município, aumentar o número de vezes que o caminhão de coleta passa recolhendo é uma mudança que ocorrerá em breve, pois receberemos dois caminhões novos”, concluiu o Prefeito. 
Realeza é um dos municípios exemplos em coleta seletiva de lixo, com a separação feita em sacos e baldes o lixo coletado é levado para o destino correto a cada tipo de lixo, eliminando as sacolas plásticas já é um começo para um meio ambiente melhor. 

Tania Santor

*Fonte: http://www.jornalnovotempo.com.br/regional/8589-realeza-e-exemplo-em-coleta-seletiva-de-lixo
* Interessante a alternativa de Realeza, porém em gestão de resíduos,cada particularidade deve ser considerada no planejamento.Imagine esse projeto em Campos: teríamos de distribuir 184 mil baldes(nº dos domicílios) para coleta do orgânico .Coloque 10 % de furto/mês dos baldes(reposição de 28000 baldes) e  mais de 200 mil sacos mês, caso seja uma coleta seletiva por semana.PARA ! PARA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !