quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prefeitura planeja unidade de compostagem na Ceasa de Maringá


Uma unidade de compostagem deve ser construída na Ceasa de Maringá. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (30) pelo secretário municipal de Saneamento Básico, Leopoldo Fiewski, durante a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, no Auditório Hélio Moreira.

A unidade será instalada na Ceasa e terá capacidade inicial para até 20 toneladas de "resíduos verdes", como restos de legumes, frutas e verduras. Na primeira fase, o local vai receber apenas os resíduos produzidos pela Ceasa, mas a intenção é que receba também material de restaurantes, hotéis, supermercados e feiras livres. A proposta é que a unidade funcione em uma estrutura coberta porque ficará próxima ao aeroporto.
"O sítio aeroportuário proíbe qualquer atividade que leve poluentes e atraia animais. Por isso, estamos propondo um circuito totalmente selado. A compostagem clássica, feita a céu aberto, tem cheiro e atrai animais e não pode ser instalada em locais próximos a aeroportos", explica o secretário.

Um "grande liquidificador", na definição do secretário, vai triturar os resíduos e a mistura será levada para tanques de fermentação para acelerar o processo de decomposição.
Parte do material vai gerar gás e produzirá energia para abastecer a Ceasa. Outra parte será transformada em biofertilizante e doada a agricultores.
Segundo Fiewski, uma reunião entre equipes da Ceasa, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – que desenvolveu tecnologia para dar destinação aos resíduos verdes – será agendada para discutir o projeto e o licenciamento da área. Ainda não há estimativa de custos para implantação da unidade.
*Fonte:http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/537519/prefeitura-planeja-unidade-de-compostagem-na-ceasa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !