terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Os 3 Rs na logística reversa


A questão que hoje esta em evidência é a questão para a sustentabilidade, para que todos possam ter uma responsabilidade e um dever de ajudar o ambiente em que vivemos.
Quando citamos isso podemos e deveríamos aplicar em nosso cotidiano o uso dos 3 Rs que significa Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Porém antes de por em prática, primeiro vamos assimilá-lo com o nosso dia-a-dia, fazendo algumas perguntas como: antes de irmos às compras e adquirir um produto novo, será que eu preciso dele? É só a questão de consumismo? Status? Ou será que o modelo realmente melhor? É possível utilizar novamente um produto, fazer de um pneu de carro um pufe, luminárias de garrafas pets, muitas empresas de cosméticos hoje oferece o refil de produtos para que a embalagem principal seja aproveitada novamente, sem tirar a qualidade do produto e por um preço mais acessível.
Já no processo de reciclar podemos pensar um pouco mais amplo, onde não envolve somente uma atitude nossa, há todo um sistema tendo que ser otimizado em cada etapa. É preciso entender o que é feito com esse produto descartado volte como ou em outro produto. Para que esse material chegue às empresas é preciso uma coleta envolvendo trabalhadores que os coletam diariamente em ruas, podendo ser melhorado se fizéssemos uma separação dos itens recicláveis para facilitar a coleta dos mesmos. Além disso, é necessário empresa para a separação e o fornecimento para a empresa que será responsável para a devolução desse material ao processo produtivo.
As empresas e o governo hoje têm um papel fundamental e de extrema importância para ajudar, buscando aproveita e incentivar a melhoria para esse segmento que tende a crescer. Aproveitando o que hoje já temos pronto e evitando ao máximo extraí-lo da natureza, pois surgiram novos empregos diretos e indiretos para esse processo. Tendo além de tudo a nossa ajuda e contribuição no consumo e no descarte correto de cada produto.
Mas será que isso é tudo ou pode haver alternativas?
Fonte: administradores.com.br
Deveríamos aplicar em nosso cotidiano o uso dos 3 Rs que significa Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Deveríamos aplicar em nosso cotidiano o uso dos 3 Rs que significa Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !