domingo, 26 de fevereiro de 2012

México cria mercado que troca lixo reciclável por alimentos e flores


O governo da Cidade do México vai lançar em março o projeto de um mercado de troca de lixo reciclável por alimentos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, resíduos como papel, vidro, latas de alumínio, garrafas PET e caixas de leite longa-vida poderão ser entregues em postos montados em diversas partes da cidade. O primeiro começará a funcionar no Parque Chapultepec.
Com limite de 10 kg por pessoa, cada pacote de matéria-prima entregue equivalerá a “pontos verdes”, que poderão ser utilizados na compra de frutas, legumes e até flores. De acordo com a secretária Martha Delgado, a primeira unidade fornecerá cinco toneladas de hortaliças plantadas em áreas de conservação, nos arredores da capital mexicana.
“Vamos fazer em uma pequena escala para ter a perspectiva de educação ambiental dos cidadãos, sobre como reaproveitar os resíduos sólidos”, disse. A previsão é que o mercado funcione todo primeiro domingo do mês até dezembro.
Dados oficiais do município é que diariamente 12 mil toneladas de lixo são geradas pela população. As autoridades planejam enviar os resíduos para cidades vizinhas, devido à sobrecarga dos aterros, e também instalar uma usina de biogás para reaproveitar as emissões provenientes desses locais – responsáveis por despejar metano e outros gases tóxicos na atmosfera. 
(Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !