terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fiscal do Lixo leva suas propostas de preservação do meio ambiente pelo País




Toda vez que Hélio Augusto Gomes presencia a cena de um cidadão jogando lixo no chão, ele sopra o seu apito e mostra um cartão vermelho para a pessoa. Mas, ao contrário do futebol, a expulsão do poluidor pode ser revertida. Se o indivíduo recolher o material que havia atirado no solo, para colocá-lo na lixeira, ele receberá o cartão verde, que tem a função de reabilitar o infrator.
Hélio Augusto é o fiscal do lixo em Cuiabá, personagem que ele criou para alertar a população contra o risco da produção de resíduos sólidos. “Quando se fala em proteção ao meio ambiente, as pessoas geralmente pensam apenas nas florestas. Mas, é preciso lembrar que a poluição começa nas cidades”, diz.
Entre os dias 24 e 29 de janeiro, Hélio participou do Fórum Social Temático em Porto Alegre (RS), evento que discutiu temas como a sustentabilidade e serviu de preparação para o Rio +20, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento sustentável, que será realizado no Rio de Janeiro no mês de junho.
No evento de Porto Alegre, Hélio Gomes apresentou seu projeto que cria a figura do Agente do Lixo nas cidades do Brasil e da criação de um Movimento Nacional de Educadores Ambientais de Residos Sólidos. Suas propostas foram incluídas na Carta de Porto Alegre, o documento que contém as propostas do evento, que contou com a presença, entre outros, da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Ainda na capital gaúcha, o fiscal do lixo participou do seminário Articulação Política Pela Sustentabilidade e do III Fórum Mídia Livre. Esta não foi a primeira vez que ele participou de eventos assim. Hélio carrega uma pasta com os certificados de participações nos mais diversos eventos sobre o meio ambiente.
A distribuição de cartões faz parte do seu trabalho de conscientização. Ele também promove um batizado simbólico, em que os batizados também passam a se tornar fiscais do lixo. Hélio também trabalha informando as pessoas sobre as maneiras como elas podem preservar o planeta.


*Fonte: Redação 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !