quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Falta de higiene no mercado municipal tem gerado reclamações


Mario Sérgio
Mariana Ricci
Enquanto revitalização do Mercado Municipal não sai do papel, as pessoas que frequentam o lugar a procura de produtos frescos e baixo preço reclamam da higiene, configurada pelos restos de verduras, frutas e peixes, que segundo elas está precária. O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, contesta as queixas e afirma que equipes fazem a limpeza do local diariamente.


Os restos de verduras e peixes no chão configuram o ambiente onde são comercializados produtos, em sua maioria, alimentícios. De acordo com a aposentada Maria Martins Gomes, 50 anos, a situação é precária e até ratos ela viu próximo a uma lanchonete na área interna. “Isso é uma imundice sem tamanho. Venho aqui apenas porque encontro produtos mais baratos que em outros mercados particulares, mas a limpeza deixa a desejar. Próximo a peixaria tem muitos restos de peixe, além do cheiro. O contraste entre a sujeira e os alimentos é intrigante.”, disse ela.

Tanto na parte interna, quanto na externa, os frequentadores criticam a falta de limpeza. O pedreiro João dos Santos, 32, relatou que nunca viu o Mercado totalmente limpo. “Faço compras aqui há muito tempo e sempre vi um punhado de lixo espalhado por aí”. Outra questão identificado por ele são as falhas na infraestrutura. “É nítido as teias de aranhas nas paredes e nas pilastras de ferro”, concluiu.

A vendedora Ana Carla Gomes, 30, faz coro as afirmações de Maria. “Isso aqui é uma pouca vergonha”, disse ela, que alerta para a falta de manutenção no local. “
Vejo os garis aqui, mas parece que eles não fazem nada. Toda vez que venho fazer compras, vejo sujeira”, comentou.

Segundo o secretário Zacarias Albuquerque, toda segunda e quinta-feira é feito uma lavagem geral do Mercado e 22 serventes revezam a varrição diária, em dois turnos. Ele ressalta ainda que na parte da peixaria, os funcionários lavam todos os dias. “Sou contrário as queixas. A limpeza do Mercado está normal, porém existe o disque-limpeza (2726-4809) para reclamações”, afirmou.

Previsto para esse ano, a revitalização do Mercado Municipal é prioridade dentre as obras anunciadas pela prefeita Rosinha Garotinho, no final de dezembro. Segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, o projeto ainda não tem previsão de início, porém está quase encaminhado para processo licitatório. “Ainda é cedo para falar de datas e custos, mas posso garantir que será uma obra bem feita e começara ainda este ano. Estamos fechando o projeto base para dar início a licitação”, afirmou o secretário.

Além do Mercado, outros pontos da cidade serão revitalizados como o Centro Histórico e o Camelódromo. Todos com previsão de início para o primeiro semestre. Edilson garantiu que até março, uma grande quantidade de projetos será demandado para início de processos.

Outras obras também foram previstas no pacote, orçado em R$ 1 bilhão, como reformas na avenida 28 de Março, Parque Alzira Vargas, Alberto Sampaio e continuação dos programas Bairro Legal e Morar Feliz. E, também, construção de dez novas creches, sete vilas olímpicas, ampliação do Hospital de Travessão, urbanização da avenida Nazário Pereira Gomes, implantação de um novo mobiliário urbano (abrigos de passageiros, bancas de jornal, bancos, placas de identificação de ruas) e uma creche 24 horas, na rua Lacerda Sobrinho, próximo ao Colégio Estadual Nilo Peçanha.

*Fonte: Jornal Folha da Manhã


*INFORMAÇÃO DA SSP:A estrutura operacional é grande: 24 pessoas de 7 h. as 22h. envolvidas.A limpeza ocorre de domingo a domingo.O nosso desafio junto com o Diretor do Mercado é quebrar velho hábito dos feirantes de jogarem seus resíduos no chão .ESTAMOS FIRMES NESSE PROPÓSITO PARA QUE A ESTÉTICA DA LIMPEZA SEJA PERMANENTE.
O brigado Folha da Manhã , ganhamos mais subsídios para esta luta .Os fiscais da limpeza e o Secretário  estão motivados para vencer este desafio !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !