segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Santos bate recorde em reciclagem de lixo


Cidade recicla metade do lixo não-orgânico que produz
A média nacional de produção de lixo reciclável é de 30% / STÉPHANIE SARAMAGO/ Arquivo/ AE/ ArquivoA média nacional de produção de lixo reciclável é de 30%STÉPHANIE SARAMAGO/ Arquivo/ AE/ Arquivo

Santos, litoral de São Paulo, bateu recorde na reciclagem de lixo em dezembro. Foram 565,45 toneladas, um aumento de 125,31 toneladas ante o mesmo período de 2010. De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a média é de que a produção de lixo nas cidades seja composta de 70% de lixo orgânico e 30% de lixo reciclável.
“Em Santos estes números atingem 50%, ou seja, das 15 mil toneladas de detritos produzidas por mês na cidade 7,5 mil são recicladas, um índice acima da média preconizada pela Abrelpe, que é de 30%”, disse o secretário do Meio Ambiente, Fábio Nunes.
Segundo ele, o aumento na reciclagem deve-se à conscientização. “Há quatro meses foram colocados nas praias 67 contentores para lixo. O aumento vem exatamente daí, o cidadão se tornou mais participativo ao encontrar local onde depositar o lixo”, disse.
O reflexo disso é uma diminuição da demanda de varrição da faixa de areia.  Para o biólogo Orlando Couto Jr., professor do curso de Ciências Biológicas da Unisanta, os números são positivos. “Quanto mais lixo for reaproveitado, menos espaço vai ocupar em sua destinação final. Além disso, gera emprego e renda. Outro ponto é o fato de diminuir o uso dos recursos naturais, como a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !